header top bar

section content

VÍDEO: Velório do professor e poeta Abraão Vitoriano é marcado por homenagens e emoção em Santa Helena

O professor e amigo Edilson Tomaz leu um texto de sua autoria em parceria com Linda Dantas, chamado "Crônica de Despedida", e destacou que Abraão "é um presente que estará sempre em nós"

Por Luis Fernando Mifô

09/01/2024 às 16h44 • atualizado em 09/01/2024 às 16h46

Familiares, amigos e admiradores deram o último adeus ao professor e poeta Abraão Vitoriano no velório e sepultamento que aconteceram em Santa Helena, nessa segunda-feira (8). O momento foi marcado também por homenagens.

O professor e amigo Edilson Tomaz leu um texto de sua autoria em parceria com Linda Dantas, chamado “Crônica de Despedida”, e destacou que Abraão “é um presente que estará sempre em nós”.

Edilson pediu que o poeta não seja lembrado com tristeza, mas com saudade e com orgulho do legado que deixou. “Abraão é um pássaro em voo, é um semeador de amor e versos. Passou por aqui, fez ninho e depois voou para o céu”, diz a crônica.

O escritor e poeta Abraão Vitoraano (34) foi encontrado morto na residência dele, em Santa Helena, na tarde de domingo. Segundo informações de uma pessoa da família, Abraão estava passando por um momento de “sofrimento psicológico”.

Abraão Vitoriano 1988 – 2023 (Foto: Redes Sociais)

Formado em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG), no campus de Cajazeiras, e com pós-graduação em Educação, Abraão foi professor universitário em Cajazeiras e professor do ensino fundamental em Santa Helena e em Cajazeiras.

Paralelo à carreira educacional, ele também tinha vocação para a literatura e fazia das palavras um canal poético para fluir pensamentos e sentimentos acerca dos mundos interno e externo.

Abraão deixou três livros publicados: “Pétalas Raras” (Fortaleza: Motográfica, 2013), “Estado de Graça” (Guaratinguetá, SP: Penalux, 2014) e “Cidadezinha Qualquer” (Rio de Janeiro: Gramma, 2018). Este último retrata as vivências e observações do autor na sua cidade natal, Santa Helena.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: