VÍDEO: Na reta final para o ENEM, conheça alguns cuidados que podem evitar excesso de nervosismo e ansiedade
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática
A primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece nesse domingo (5) e, para muita gente, quanto mais se aproximam as provas, mais a expectativa altera seu estado emocional. Só que para ter um bom desempenho, evitar tensões é crucial.
Uma matéria da jornalista Sabrina Craide, da Agência Brasil, dá algumas dicas de hábitos que podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o candidato. A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera da prova.
Para a coordenadora de convivência ética do Colégio Sigma, de Brasília, Paula Cavalcante, o que os candidatos tinham que ter de aprendizado, já deve ter ocorrido, “então na última semana a revisão deve ser de forma mais tranquila e sem pressão”.
LEIA TAMBÉM:
Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação para evitar lesões.
A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter uma alimentação leve e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo.
A orientadora educacional e psicopedagoga do colégio Mopi, do Rio de Janeiro, Adriana Ferreira, diz que “a véspera do Enem não é dia de comer coisas diferentes”.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Com relação à ansiedade, a coordenadora de convivência ética do Colégio Sigma diz o seguinte: “Quanto melhor estiverem emocionalmente, melhores serão os resultados”.
Segundo Paula, descansar a mente é extremamente importante neste momento e quem já tem o hábito de fazer meditação ou respiração guiada pode fazer antes e até durante a prova.
Para o momento da prova, a principal orientação da professora Adriana é beber água. “Estudante hidratado consegue pensar melhor”, ela afirma.
Adriana também aconselha o aluno a levar algum alimento que seja fonte de caloria e também de prazer, como um chocolate por exemplo. Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e dar uma pausa para respirar.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário