VÍDEO: Semifinalista de concurso para visitar polo aeroespacial, garoto de Cajazeiras sonha ser astronauta
Com apenas 9 aninhos, João Cícero, estudante do 4º ano de uma escola privada de Cajazeiras, está entre os semifinalistas do concurso Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA)
Com apenas 9 aninhos, João Cícero, estudante do 4º ano de uma escola privada de Cajazeiras, está entre os semifinalistas do concurso Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA). Entre 800 competidores, 35 foram selecionados e disputam a final. João Cícero é o único paraibano na disputa tão concorrida que deve ter o resultado divulgado nos próximos dias.
O menino é filho único do casal Francisco Jânio das Neves e Chislene Oliveira. Ele natural de Barbalha-CE e ela de São Paulo. A família reside em Cajazeiras há quase 10 anos. A criança que sempre manteve ótimo desempenho escolar, descobriu a astronomia no terceiro ano. “Foi onde eu vi que dava para ser astronauta mesmo, porque eu tinha aprendido um pouquinho sobre o espaço”, lembra o garoto.
O prêmio buscava crianças com destaque em tecnologia, engenharia e incentividade. João Cícero desenvolveu dois experimentos: o carrinho movido a bexiga e um foguete.
LEIA TAMBÉM:
O sonho de João é embarcar em uma viagem interplanetária. Quem sabe ir à Marte, mas ele deixa claro que só embarcaria se o planeta for realmente habitável, jamais iria em uma aventura. “Eu vou querer ir, mas se descobrirem que é habitável,. Eu não vou para ser teste, não”, diz ele.
Os pais de João Cícero estão super orgulhosos com o desempenho do filho. Francisco Jânio e Chislene incentivam que as famílias se envolvam nas atividades educacionais das crianças.
“Às vezes parece uma brincadeira, mas não é uma brincadeira. Às vezes você consegue incentivar q1ue a criança fique mais estimulada a ir pra escola, a fazer as atividades, e deixar a criança livre para ela ser o que ela quiser ser”, aconselha a mãe.
O pai, que é funcionário público no Ceará, destaca que além das atividades estudantis, o garoto se dedica a esportes e atividades de lazer, sempre com muita disciplina. “Ele tem uma educação bem equilibrada. É um bom aluno e a gente apoia a decisão dele.”
Chislene, que é analista do Tribunal de Justiça no Fórum de Cajazeiras, enfatiza a alegria de ver que o filho é semifinalista de um concurso tão importante.
“A gente tenta não passar pressão pra ele. Foi muito bom, a gente ficou imensamente feliz de ele ter sido selecionado para semifinalista, porque é uma conquista de tudo que faz. Ele nem tem noção do quando ele já conseguiu”.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário