VÍDEO: Festival de bandas e fanfarras de colégios de Sousa, Cajazeiras e Conceição é sucesso no Sertão
O 1° Festbandas do Sertão reuniu fanfarras e bandas marciais de Cajazeiras, Sousa, Conceição, Bernardino Batista e foi sucesso absoluto
O 1° Festbandas do Sertão foi encerrado com absoluto sucesso na noite deste sábado (03), na cidade de Cajazeiras. A etapa Cajazeiras reuniu 7 bandas. A primeira a se apresentar foi a banda marcial da escola Cristiano Cartaxo de Cajazeiras, que tem como maestro Ronildo Coelho.
Também se apresentaram: Fanfarra Antônio de Souza Dias localizada no Sítio Cocos em Cajazeiras, que tem como professor Vinícius Maciel; Banda Marcial Maestro José Siqueira da cidade de Conceição, que tem como maestro Lucas Inácio; Banda de Música Salvino Alves de Oliveira da cidade de Aparecida , que tem como Maestro Fransuar Pires; Banda Marcial Isabelly Sousa Santos da cidade de Bernadino Batista, que tem como maestro Darlan Douglas; Banda Marcial do Colégio Batista Leite da cidade Sousa , que tem como maestro Guilherme Sousa, e a Banda Marcial Mestre Júlio Sarmento da cidade de Sousa, que tem como maestro Henrique Américo.
O evento contou com a organização em Cajazeiras da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Cristiano Cartaxo, e aconteceu no ginásio do campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
LEIA TAMBÉM:
A gestora da ECIT, Egle Katarine e a gerente da 9ª Regional de Ensino de Cajazeiras, Cleidismar de Oliveira destacam a importância do evento.
‘’Nós entendemos a importância das bandas marciais e fanfarras do Sertão para o ensino e por isso realizamos esse grandioso evento. Sabemos que a cultura, a arte e música são importantes na formação integral de todos os estudantes. Todos os municípios estão representados e vemos a motivação de cada um’’, destacam as gestoras.
Nesta edição, o homenageado foi o vereador por 3 mandatos, o músico Alysson Américo, mais conhecido como Alysson Voz e Violão.
Um dos organizadores do evento, Jucelio Mendes diz que há um planejamento de expansão do FestBandas já a partir de 2023, ampliando o número de municípios que receberão as etapas, o número de bandas, e a busca por melhor localizar a realização do evento, na tentativa de atingir o público que possa se sentir convidado a estar prestigiando as bandas e fanfarras que se apresentem.
Outro organizador do FestBandas, Guilherme Sousa contou de como é importante para os alunos a troca de informações com outros maestros e com outros colegas de escolas de cidades vizinhas.
Em entrevista na TV Diário do Sertão, as alunas da escola Mestre Júlio Sarmento da cidade de Sousa, Jamylle Fernades e Erika Estrela ressaltam a importância da música na vida de todos os estudantes.
‘’Contribui bastante na questão de disciplina, no melhoramento do raciocínio lógico e estamos nos desenvolvendo. Acho que traz a união e companheirismo dentro da banda porque nos tratamos como família. É muito bom estar numa banda porque amamos nossa escola’’, destacam.
Componente da banda marcial da escola Batista Leite, Arthur Andrey diz que música é educação e faz um convite para que mais jovens façam parte das bandas marciais.
‘’A música é educação, traz paz e traz alegria para os alunos’’, destacou o estudante ao enaltecer a importância da banda em sua vida.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário