header top bar

section content

VÍDEO: Ministro explica por que a proposta de criação do Instituto Federal do Sertão não teve sucesso

Milton Ribeiro concedeu entrevista a jornalistas e esclareceu por que a proposta de desmembrar o IFPB para criar o IF Sertão foi 'vetada' neste momento

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2021 às 19h34 • atualizado em 02/12/2021 às 19h41

Durante visita à Paraíba nesta quinta-feira (02), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, concedeu entrevista a jornalistas em João Pessoa e esclareceu por que a proposta de desmembrar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para criar o Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IF Sertão) não teve sucesso.

Milton Ribeiro é a favor do desmembramento, mas disse que, ao consultar reitores, alguns deles não se manifestaram sobre as suas instituições de ensino, indicando serem contra a proposta.

“Eu fiz um chamado, para não parecer que é de cima pra baixo, e mobilizei todos os reitores para que eles se pronunciassem. Alguns se pronunciaram, outros não. Então, pode ser que tenha aconecido exatamente isso. Alguns acharam, na sua visão e consultando seus pares, que não era momento de ter um desmembramento”, falou o ministro.

VEJA TAMBÉM

IFPB recusa criação do IF Sertão, mas professor afirma que o projeto será votado no Congresso

Para justificar sua opinião de que o desmembramento de instituições de ensino não é algo ruim, Milton Ribeiro citou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que foi criada a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“De 2002 até agora, das 25 instituições de ensino que foram criadas, 21 foram através de desdobramentos. Quando a gente fala em desdobramento, há uma crítica generalizada. Mas é por aí que começa. Esse é o caminho”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: