VÍDEO: ‘Ministro garantiu orçamento’ para proposta de criação do IF Sertão, diz diretor do IFPB de Sousa
Milton Ribeiro garantiu orçamento para o projeto de reordenamento de Institutos Federais, entre os quais o IFPB, com a possibilidade de criar dez novas instituições, resultantes de desmembramentos de suas organizações territoriais
O diretor do campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Chiquinho Cicupira disse durante audiência pública da Câmara de Cajazeiras nesta quarta-feira (22), que o ministro da Educação, Milton Ribeiro garantiu orçamento para o projeto de reordenamento de Institutos Federais, entre os quais o IFPB, com a possibilidade de criar dez novas instituições, resultantes de desmembramentos de suas organizações territoriais, entre elas, o IF Sertão que passaria a contar com uma reitoria própria na região sertaneja.
Segundo Cicupira a garantia de orçamento foi dita pelo próprio ministro na reunião com os reitores em Brasília-DF.
VEJA MAIS:
‘’Eu fiz a pergunta ao reitor e o reitor me disse que o secretário executivo falou que se houver alguém que não queira quem vai decidir é o presidente da República. O próprio reitor falou que o ministério da Educalção em tratativas com o ministério da Economia do Paulo Guedes ele garantiu orçamento, então, essa dúvida não existe segundo as palavras do ministro que foram ditas ao reitor Cícero Nicácio’’, disse.
O PROJETO
O Ministério da Educação (MEC) tirou da gaveta um Projeto de Lei que dispõe sobre o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para criar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB).
LUTA PELA REITORIA
Embora os números favoreçam tanto Sousa como Cajazeiras na disputa pela reitoria do IF Sertão, a influência política das outras cidades é um fator a ser levado em consideração. Nesse sentido, Patos tem mais peso por causa do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).
A NOTA DO CONIF
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que representa as instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, manifestou-se sobre a proposta de reordenamento apresentada pelo Ministério da Educação.
Em nota, o Conselho diz que a ‘’proposta de reordenamento não é nova e já havia sido cogitada em momentos anteriores, contudo, não houve, à exceção de algumas instituições, qualquer discussão mais apurada do tema, tão imperativa a uma ação dessa dimensão. O CONIF reconhece que, para algumas instituições, a criação de novas reitorias pode melhorar a gestão, redimensionar e aproveitar os traços geográficos, econômicos, sociais e culturais, dinamizar o fluxo de mobilidade nos territórios povoados pelos Institutos e abreviar longas distâncias entre os campi e suas Reitorias. Alguns pontos centrais, no entanto, antecedem este tema e merecem atenção do MEC’’.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário