header top bar

section content

Escola Cidadã Integral Crispim Coelho organiza disciplina com foco em pontos históricos de Cajazeiras

A professora Séfora está encabeçando a eletiva que terá início na próxima segunda-feira (30) e vai focar nas manifestações artístico-culturais, lugares, pessoas e situações pitorescas que envolvem o imaginário popular do município

Por Luiz Adriano

25/08/2021 às 19h55

Furna da Onça, local histórico em Cajazeiras.

A professora de História, Séfora Cezar Lira, da Escola Cidadã Integral (ECI) Crispim Coelho, na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, está encabeçando uma eletiva para o período 2021.2 que irá promover um estudo sobre as manifestações artístico-culturais, lugares, pessoas e situações pitorescas que envolve o imaginário popular da cidade sertaneja.

Intitulada como “O que esconde a furna da onça?”, a eletiva, segundo a docente, foi idealizada “por sentir a necessidade de propiciar aos estudantes um conhecimento acerca da história local, e possibilitar discussões e reflexões sobre a importância da valorização e preservação dos próprios traços culturais”.

VEJA TAMBÉM

Alunos de Escola Cidadã Integral Técnica de Cajazeiras obtêm notas acima de 900 na redação do Enem 2020

Professoras, Séfora Cezar Lira, Eliane Gomes da Silva e Rosália Maria de Sousa.

Além de Séfora Cezar Lira, a eletiva terá a colaboração das professoras de Língua Portuguesa, Eliane Gomes da Silva e de Geografia, Rosália Maria de Sousa.

FURNA DA ONÇA

A professora Séfora explicou a respeito do título da eletiva e disse que, “A Furna da Onça é uma caverna localizada no Cristo Rei. Diz a lenda que abrigava uma onça que atacava as pessoas que visitavam aquele local. Tal lenda permanece viva até hoje no imaginário popular e essa furna abriga um verdadeiro acervo histórico de Cajazeiras”.

Furna da Onça, local histórico em Cajazeiras.

TEMÁTICAS

– Vida e morte do cinema em Cajazeiras;
– O encanto do teatro amador cajazeirense;
– Manifestações artístico-culturais de Vanguarda do Colégio Estadual;
– Alguns pontos pitorescos e a história de pessoas que marcaram a cidade como: Lília das Mangueiras, “a mulher que ensinou Cajazeiras a amar”.

A Escola Cidadã Integral (ECI) Crispim Coelho, fica localizada na Av. Pedro Gondim, s/n, no Centro de Cajazeiras. A diretora da instituição é a Srª Elisângela Paiva.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: