Escola da Zona Rural de São João do Rio do Peixe promove importante evento sobre Luiz Gonzaga. FOTOS!
O evento contou com a participação do radialista Chico do Rádio, que falou da importância de Luiz Gonzaga
Os alunos da Educação Infantil, Fundamental, 1º, 2º ano e EJA, Maria de Souza Lira Muniz, com sede no Sítio Vázea da Serrinha, município de São João do Rio do Peixe, coordenados pelas professoras Aldilene Maciel e Aldilânia Maciel realizaram nessa quarta-feira (30), o projeto “Luiz Gonzaga: Ícone da cultura nordestina”. O projeto foi iniciado no dia 15 de setembro, tendo como objetivo contar a trajetória de vida do cantor desde seu nascimento, além de ressaltar a riqueza da cultura nordestina, mostrando que ela jamais poderá ser esquecida.
Segundo as idealizadoras do evento, essa temática irá ajudar os alunos, bem como professores, pais de alunos e toda comunidade escolar entender sobre o artista que cantou o nordeste, ou seja espalhou nossa raiz da região por todo o Brasil, através de sua musicas e falou das belezas que aqui existem.
“A importância de se trabalhar determinado tema é de grande valia no processo de conhecer e reconhecer as características da cultura nordestina, focalizando como essa vem sendo trabalhada na escola onde em alguns casos fica esmorecida por parte dos educadores, e os discentes acabam se distanciando de algo típico e regional do nosso nordeste”, destacou Aldilene
O evento contou com a participação do radialista Chico do Rádio, que falou da importância de Luiz Gonzaga para o Brasil e especialmente para levar a cultura do Nordeste ao mundo, e da secretária do município, Maria de Fátima (Fatinha), que destacou o trabalho cultural nas escolas por ela coordenada.
Apresentação
Poema : Luiz Gonzaga : o rei do baião
Apresentação do poema pela mãe da aluna Maria Clara de Abreu , através dos versos dos contar a trajetória de Luiz Gonzaga e sua importância na cultura nordestina .
Coreografia da musica: XOTE DAS MENINAS
Música de autoria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas ,Seus versos iniciam cantando o mandacaru, um cacto que independe da chuva para florescer, fenômeno esse que, quando acontece no período da seca, deixa o caboclo crente de que a trovoada se aproxima.
Participação das alunas e ex alunas : Priscila ,Rayssa, Kelly, Katrina e Talita Maria.
Apresentação da musica asa branca
Tornou-se o hino do nordeste, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na letra da musica a seca força o jovem rapaz a sair do sertão, e migra prometendo ao seu amor um dia voltar “entoce eu disse adeus Rosinha guarda contigo meu coração” em meio à despedida ele faz uma promessa “eu te asseguro não chore não viu, que eu voltarei viu meu coração” os símbolos da linguagem são grandes na musica, o romantismo também por seu amor por Rosinha e a realidade que em todo momento é nua e crua, mas não deixando de mostra a esperança que abrange todo sertão com sua força ligado a fé fazendo prece a Deus por uma chuva no sertão, toda essa fé engrandece ainda mais a esperança contida nos nordestinos.
Como os alunos da educação infantil, 1 ano e 2 ano
Carlos Kauã
Maria Clara
Gabriel Dantas
João Pedro
José Gomes
João Carlos
João Emanuel
José Maicon
Dramatização
Cena do filme: Gonzaga de Pai pra Filho.
A cena mostra a volta de Luiz a suas origens ao Exu – Pernambuco.
Jose Ially _ como Luiz Gonzaga.
Gabriel Luiz – como Januário.
Carla Alexandre – como Santana.
Aldilene _ com Irmã de Luiz
Aldilania_ narradora.
–
DIÁRIO DO SERTÃO com fotos de Aldilânia Maciel
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário