VÍDEO: Advogado diz que falência da maioria das empresas é por falta de administração do capital de giro
O jurista tirou dúvidas de empresários sobre calcular e administrar o capital de giro de uma empresa e detalhou o conteúdo utilizando gráficos para melhor entendimento
Na coluna semanal Diário Empresarial desta quarta-feira (18), o advogado Gil Santos tirou dúvidas de empresários sobre calcular e administrar o capital de giro de uma empresa.
Segundo Gil, uma das causas de falência da maioria das empresas é porque geralmente elas não sabem administrar o seu capital de giro. “Não conhecem a importância e portanto, elas incorrem muitas vezes em empréstimos de curto prazo”, e acabam se prejudicano com as “chamadas linhas de crédito para capital de giro, que nunca têm um juro muito barato, e portanto, elas começam a desorganizar suas contas”, disse o jurista.
O colunista explicou detalhadamente como os empresários devem agir com suas contas. As exlicações técnicas expostas pelo advogado, definem o que é o capital de giro, mas para isso, segundo Gil, antes é necessário compreender o que é balanço patrimonial.
“Todas as empresas têm o seu balanço patrimonial, onde ela vai ter de um lado o ativo e do outro lado o passivo, e os ativos e passivos são divididos em duas categorias. Nós temos o ativo circulante e o ativo não circulante no balanço da empresa”, esclareceu.
Gil explicou que circulante são obrigações e recebíveis de curto prazo dentro do mesmo exercício financeiro, por exemplo: contas a receber de clientes, entre outros. “Nós precisamo entender a base do que compõe o capital de giro. O capital de giro é composto pela diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Nesse caso, você precisa dividir, você precisa quebrar o teu balanço patrimonial tornando ele gerencial. Então você precisa de um balanço patrimonial gerencial para que você possa entender quanto você necessita de Capital de giro de uma empresa”, pontuou.
O jurista detalhou todo o conteúdo, inclusive com uso de gráficos para melhor entendimento dos internautas. Acompanhe a coluna completa no vídeo acima do texto.
Gil Santos é CEO do escritório GSS Advogados, Pós Graduado em Direito Empresarial; Pós Graduado em Finanças Corporativas e MBA em Análise de Demonstrações Contábeis. Saiba mais sobre o jurista em: @gilsantosadvogado.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário