header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro diz que inadimplência gerou alta nos financiamentos imobiliários da Caixa Econômica

"Você acessa os sites dos bancos, o que tem lá é financiamento em leilão, e o que é isso? Inadimplência", destaca o profissional que falou também sobre financiamentos da casa pronta e do imóvel em construção e explicou sobre procedimentos técnicos do "Minha Casa, Minha Vida"

Por Luiz Adriano

16/10/2024 às 19h15 • atualizado em 16/10/2024 às 19h20

Na coluna semanal Diário de Obras, o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre as mudanças ocorridas nos financiamentos de imóveis, principalmente na Caixa Econômica Federal.

Ele disse que a taxa aumentou por causa do histórico de inadimplência. “Você acessa os sites dos bancos, o que tem lá é financiamento em leilão, e o que é isso? inadimplência”, falou o profissional.

Fernando explica que há uma década atrás mais ou menos, “foi o boom da construção civil e foi o boom também da expansão de créditos, onde os bancos aprovavam facilmente os créditos imobiliários”, destacou.

Já a preço de hoje, ele pontua que está mais difícil e o que causa essa dificuldade é justamente a inadimplência. “O pessoal comprou, não teve condição de cumprir essa responsabilidade e ai o imóvel que você compra é hipotecado. O banco vai e toma”, disse.

O profissional enfatizou que as crises na economia também contribuíram para a alta dos financiamentos. “E isso com outras consequências da economia do país, outros fatores, gerou essa alta, então, hoje tá bem complicado de você arrumar crédito para ter seu imóvel”, detalhou.

Fernando Figueiredo falou ainda sobre financiamentos da casa pronta e do imóvel em construção e explicou sobre os procedimentos técnicos do “Minha Casa, Minha Vida”. Veja a coluna na íntegra no vídeo acima do texto.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as semanas do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal ‘Diário de Obras’.

Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: