header top bar

section content

VÍDEO: Após divulgação de pesquisas do IBGE e CAGED, colunista destaca mercado de trabalho aquecido no Brasil

Duas pesquisas relacionadas ao mês de agosto foram divulgadas nesta sexta-feira (27) e movimentaram o setor econômico. O IBGE anunciou recuo da taxa de desemprego para 6,6% e o CAGED publicou que mais de 232 mil novas vagas de empregos formais foram abertas no país

Por Luiz Adriano

27/09/2024 às 18h47 • atualizado em 27/09/2024 às 18h52

Ainda sobre a coluna Economia desta semana, que é apresentada no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o assessor de investimentos Elan Nascimento, falou sobre a taxa de desemprego que recuou para 6,6% no trimestre encerrado em agosto passado.

Ele citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Elan falou que conforme a pesquisa, a população desocupada caiu para 7,3 milhões. O colunista cita uma fala da coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, a qual relata que “a baixa desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas”.

Ele também falou sobre a divulgação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que anunciou nesta sexta-feira (27) os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e apontou que no Brasil, 232.513 postos de trabalho formais foram abertos em agosto.

O colunista enfatizou que o resultado positivo tem uma grande contribuição do setor de serviços que segundo ele, está bastante aquecido. Veja os números que completam as 232 mil novas vagas de agosto:

  • 1º lugar – Setor de serviços – 118 mil postos de trabalho
  • 2º lugar – Indústria – 51,6 mil
  • 3º lugar – Comércio – 47,7 mil
  • 4º lugar – Construção – 13,3 mil
  • 5º lugar – agropecuária – 1,4 mil.

“Em ambas as pesquisas, tanto na do Ministério do Trabalho e Emprego que é a do CAGED, quanto a do IBGE que é a da PNAD, nós temos ai um mercado de trabalho bem aquecido atualmente aqui no Brasil”, ressaltou Elan.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: