header top bar

section content

VÍDEO: Assessor de investimentos cita e explica quais os investimentos que mais renderam no ano de 2023

Elan Nascimento diz que analisar a performance dos investimentos é uma prática importante para uma gestão financeira adequada e para a tomada de decisões informadas

Por Priscila Tavares

26/01/2024 às 19h10 • atualizado em 26/01/2024 às 22h54

No quadro Economia do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o assessor de investimentos, Elan Nascimento, trouxe um levantamento dos investimentos que mais renderam no ano de 2023.

“O passado sempre nos ajuda a entender o presente e a traçar cenários para o futuro, portanto, uma prática bastante comum, que acontece no início de todo ano, especialmente no primeiro mês do ano, é nós avaliarmos os números de 2023”, disse.

Segundo Elan, analisar a performance dos investimentos é uma prática importante para uma gestão financeira adequada e para a tomada de decisões informadas. Ele explica que analisar essa performance permite ajustar a alocação de ativos, modificar a carteira de investimentos e fazer possíveis mudanças necessárias para melhorar os resultados.

O assessor detalhou os investimentos que tiveram as melhores performances em 2023 e os que não se saíram tão bem.

No topo do pódio está o bitcoin, que teve a maior rentabilidade do ano: 133%. Descontada a inflação acumulada até novembro, o retorno real do criptoativo foi de 124%, ou seja, quem investiu na criptomoeda no início do ano viu o valor investido mais do que dobrar, entretanto, ele reforça que é importante frisar que o bitcoin é um ativo muito volátil e nem todas as pessoas se enquadram no perfil de investidor mais alinhado a esse tipo de investimento. Em segundo lugar está as ações, seguidas de um representante da renda fixa, os títulos públicos prefixados tiveram um retorno de 16,5% no ano.

Do lado oposto, dólar, ouro e euro tiveram as três piores performances, com retornos negativos de 7,2%, 6% e 3,9%, respectivamente. Todos eles fazem parte de um grupo de ativos que comumente são utilizados para proteção de carteiras de investimento.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: