header top bar

section content

VÍDEO: Professoras da FSM lançam livro que destaca a produção coletiva de mulheres no Sertão paraibano

"Gênero e Economia Solidária - o fortalecimento das gestoras no Sertão da Paraíba" põe no foco as mulheres dos movimentos sociais

Por Jocivan Pinheiro

26/04/2019 às 20h59 • atualizado em 26/04/2019 às 21h02

As professoras Lindalva Cruz, Joanacele Nóbrega e Pavlova Cavalcanti aproveitaram o grande público do XVI Encontro Acadêmico (ENCA) da Faculdade Santa Maria para lançar um importante livro que destaca a produção coletiva de mulheres no Sertão paraibano.

“Gênero e Economia Solidária – o fortalecimento das gestoras no Sertão da Paraíba” põe no foco as mulheres dos movimentos sociais que produzem arte, alimentos, acessórios, entre outras coisas, e se juntam para vender seus produtos das mais diversas formas, em especial nas feiras livres.

A professora Lindalva Cruz, que é socióloga e também vem dos movimentos sociais, explica que o livro mostra o “processo de construção da cidadania através do fortalecimento de um modo de produção inclusivo e de respeito ao meio ambiente”.

VEJA TAMBÉM: No segundo dia do ENCA, Leila Navarro compara a Faculdade Santa Maria ao Vale do Silício, nos EUA: “Estou em um oásis”

Livro “Gênero e Economia Solidária – o fortalecimento das gestoras no Sertão da Paraíba”

Lindalva Cruz diz que durante o processo de pesquisa para o livro as autoras perceberam que o modo de produção artesanal e coletiva é uma forma de resistência das mulheres mais vulneráveis por questões socais como desemprego, migração dos maridos para outras regiões, entre outras.

“Elas vão reinventando a forma de alimentar sua família, de permanecerem em suas comunidades, e isso é possível de forma coletiva”, ressalta.

“A gente tem uma ideia da importância das feiras livres, mas também das políticas públicas que o governo poderá disponibilizar através dos direitos que já estão mantidos na Constituição para fomentar esse tipo de produção e consumo no Sertão da Paraíba”, completa a professora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: