header top bar

section content

Cajazeiras e região terão projeto “Cantoria na Feira”

O projeto foi aprovado e será executado em Cajazeiras e nas feiras livres de toda região

Por

21/11/2010 às 23h11

O poeta-repentista Zé Marconi idealizou o projeto “Cantoria na Feira II” e apresentou ao Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do governo do Estado, que disponibiliza recursos para projetos na área cultural em todo o Estado.

O projeto foi aprovado e será executado em Cajazeiras e nas feiras livres de toda região, sendo colocado em prática pela segunda vez. A expectativa de Zé Marconi é no sentido de que o sucesso também se repita agora, em sua segunda versão.

“O projeto visa resgatar as famosas cantorias de feira que serviram de incentivo para tantos talentosos repentistas da região nordestina e do Sertão da Paraíba, possibilitando aos feirantes das feiras livres de cajazeiras, se encontrarem com esses artistas populares que com simplicidades, são as verdadeiras expressões vivas da cultura”, disse.

Prêmios e destaques
O idealizador do projeto, José Marconi de Sousa (Zé Marconi) é repentista desde 1990, vem participando de vários festivais no Nordeste, como o 1º Festival de Viola da cidade do Barro(CE); em 1993 recebeu destaque e ganhou o prêmio de primeiro lugar; I Grande Festival de Repentistas de Santa Helena; em 1999 conquistou o Prêmio de Melhor Interprete: XXVII e XXVIII Festival de Repentistas de Cajazeiras em 2001 e 2002; Grande Festival de Repentistas de Caruaru (PE) em 2003; recebeu o prêmio do 3° Melhor Interprete I e II Festival de Canção de uiraúna, em 2004 e 2005.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: