VÍDEO: Instituto Histórico da PB lança projeto de preservação da memória de Deusdedit Leitão em Cajazeiras
O presidente Jean Patrício da Silva falou sobre a importância do pesquisador para a Paraíba e destacou evento de lançamento de projeto de digitalização de acervo histórico
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Jean Patrício da Silva, esteve no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão para falar sobre o lançamento do projeto “Preservando a Memória: salvaguarda dos documentos sobre a história de Deusdedit Leitão arquivados no IHGP”.
O projeto será lançado nesta segunda-feira (18) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Ele foi aprovado em edital da PROBEX-UFCG e está sendo realizado em convênio com o IHGP e com a Fundação Casa de José Américo.
“É um projeto que visa levantar toda memória, toda documentação, todo trabalho de Deusdedit Leitão, que nasceu aqui na cidade de Cajazeiras e que teve uma importância muito grande para a história do Alto Sertão”, explicou o presidente.
LEIA TAMBÉM:
Jean Patrício contou que nesta noite irão assinar um convênio para digitalizar toda documentação e criar um memorial digital para disponibilizar para a comunidade acadêmica das três instituições.
Além do lançamento oficial na UFCG, acontecerá também a comemoração dos 118 anos do IHGP, onde Jean Patrício dará início à interiorização das atividades da instituição e irá conferir o título de Sócia Honorária à professora Janaina Camilo.
“A instituição cultural mais antiga em funcionamento do estado da Paraíba, hoje, nosso acervo consta mais de 70 mil livros e documentos sobre a história e a geografia da Paraíba. Documentos que começam em 1690 até a atualidade”, pontuou.
Durante a entrevista, Jean Patrício destacou ainda a importância do pesquisador para a história da Paraíba. “Deusdedit Leitão foi um grande sócio do Instituto Histórico. Ele foi presidente em um momento muito importante da história do Instituto, ele conseguiu preservar e ampliar nosso acervo. Sempre foi considerado um grande pesquisador de Cajazeiras e região”, afirmou.
História do cajazeirense
Deusdedit Leitão foi um notável pesquisador paraibano, nascido em 07 de maio de 1921, em Cajazeiras, filho de Eliziário Gomes Coelho e Maria Madalena de Vasconcelos Leitão, sua jornada educacional começou cedo, influenciada pelas diversas cidades em que sua família residiu devido às atividades de seu pai.
Além de pesquisador, Deusdedit também era jornalista, historiador e escritor, tendo sido correspondente em diversos jornais nordestinos. Ele também, foi fundador e sócio de importantes instituições de pesquisa histórica e cultural, tornando-se sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 1962, instituição a qual presidiu entre os anos de 1974 a 1977. Em 1978 ingressou na Academia Paraibana de Letras, ocupando a cadeira de número 16 e ainda contando com a publicações de diversos livros.
O evento acontece na noite desta segunda-feira no auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, no Centro de Formação de Professores, da UFCG.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário