VÍDEO: Malhação do Judas na Sexta-Feira Santa já é tradição no município de Santa Helena
O idealizador do evento disse que são 11 anos de realização da malhação do Judas, e se depender dele não vai acabar.
Confeccionado em tamanho natural e direcionado a político corrupto ou a qualquer pessoa que incomode, na noite dessa Sexta-Feira Santa (30), o boneco que representa o apóstolo judas que traiu Jesus foi amarrado em um tronco para ser malhado sem piedade. É a punição ao traidor, o preço a ser pago pelo boneco-espantalho que representa o discípulo traiçoeiro de Jesus. “A vitória do bem sobre o mal”.
Costume trazido pelos portugueses para o Brasil – assim como toda a tradição do catolicismo –, a Malhação ou Queima do Judas, embora com menos intensidade, segue como manifestação folclórica tradicional, no Sítio Várzea da Ema município de Santa Helena-PB é uma festa que reúne pessoas de várias cidades da região.
José Ítalo, produtor de eventos disse ser uma brincadeira sadia, que agrada a todos. “Vem de muito tempo, dos nossos avôs e não podemos deixar acabar.
Atualmente, é cada vez mais comum os Judas retratarem, não o apóstolo da Santa Ceia, mas algum político da atualidade e assim, a representação religiosa do passado muda de personagem e de foco.
Antonio Jurandir, idealizador do evento disse que são 11 anos de realização da malhação do Judas, e se depender dele não vai acabar. “Agrada até as crianças”.
.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário