header top bar

section content

VÍDEO: Morre aos 94 anos o empresário uiraunense Valdecy Claudino, cofundador do Armazém Paraíba

Valdecy Claudino nasceu em Uiraúna, em 7 de março de 1929. Ao lado do irmão João Claudino (falecido em 2020), fundou o Armazém Paraíba, uma das maiores redes varejistas do país

Por Portal Diário

29/01/2024 às 17h16 • atualizado em 29/01/2024 às 17h18

Quem passou pelo Centro de Cajazeiras nesta segunda-feira (29) e estranhou a loja do Armazém Paraíba, na Rua Padre Manoel Mariano, fechada, é por um motivo triste. É que todo o conglomerado de empresas do Grupo Claudino está de luto pelo falecimento do empresário paraibano Valdecy Claudino, cofundador do Armazém Paraíba.

Seu Valdecy faleceu aos 94 anos, neste domingo (28), em um hospital de São Paulo. A causa da morte não foi divulgada pela família nem pela assessoria. O velório foi realizado nesta segunda, no Cemitério do Morumby, em São Paulo.

Valdecy Claudino nasceu em Uiraúna, em 7 de março de 1929. Ao lado do irmão João Claudino (falecido em 2020), fundou o Armazém Paraíba, uma das maiores redes varejistas do país.

Era filho do comerciante Joca Claudino, patriarca da família Claudino, que desde 2010 é também o nome do antigo município de Santarém, no Sertão paraibano. A mudança do nome do município para Joca Claudino se deu através de lei aprovada na Câmara.

Valdecy Claudino, cofundador do Grupo Claudino (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 18 anos de idade, Valdecy começou a trabalhar no ramo de comércio, juntamente com o pai e o irmão João Claudino, quando a família já estava morando em Cajazeiras, por volta de 1947. Mas foi só em 1958 que ele e o irmão começaram juntos o negócio varejista que viria a se tornar, ano após ano, a rede de lojas Armazém Paraíba.

A primeira foi inaugurada em Bacabal, no Maranhão, ainda com aspecto de um pequeno e simples armazém. Dez anos depois, foi aberta a primeira loja do Piauí, no Centro de Teresina. Rapidamente, o empreendimento foi crescendo e vivenciou um boom de lojas na década de 1980. Hoje é considerado uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, incluindo outros ramos de comércio.

Primeiro Armazem Paraíba (Foto: Arquivo Pessoal)

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: