header top bar

section content

Diferença entre planos pré, pós e controle

No momento existem três modalidades de serviços trabalhados no Brasil, são as opções: pré-paga, pós-paga e controle.

Por Growth Telco

04/11/2021 às 16h34 • atualizado em 04/11/2021 às 16h44

Diferença entre planos pré, pós e controle

Nunca foi tão fácil ter um plano de celular. Atualmente, você pode habilitar com facilidade, em minutos, um chip e sair por aí fazendo ligações, enviando torpedos, navegando na internet e muito mais. Contudo, há diferenças entre os planos, pacotes, serviços e franquias oferecidas pelas operadoras.

No momento existem três modalidades de serviços trabalhados no Brasil, são as opções: pré-paga, pós-paga e controle. Cada uma delas possui benefícios, vantagens e desvantagens que, dependendo da maneira como você utiliza seu telefone, podem ou não te impactar. Mas, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre os três tipos de planos, como eles funcionam e tudo o que podem fazer por você.

Antes de fazer uma portabilidade, migrar seu número ou, até mesmo adquirir um plano ou serviço novo, é importante entender o que cada categoria dessas significa exatamente e o que elas oferecem para você. Os recursos, as vantagens, os custos-benefício, prós e contras de cada um deles.

Somente você poderá decidir qual das opções é a mais adequada, porque a escolha certa varia de acordo com a usabilidade do usuário. Se você precisa de muitos minutos de conversação, uma boa quantidade de internet, se você utiliza pouco seu telefone e somente utiliza a internet fora de casa, enfim, são muitas as possibilidades. Então, venha com a gente conferir a diferença entre planos pré, pós e controle.
Mas, o que é pré, pós e controle?

Resumindo, de forma bem breve, apenas para iniciarmos:

– O serviço pré-pago é um plano onde você compra créditos antes de utilizá-los;
– O serviços controle é o intermediário entre o pré e o pós, possui uma quantidade de benefícios limitada e é gerada uma fatura mensal;
– O serviço pós-pago é um plano onde você utiliza e depois paga, gerando uma fatura mensal com seus débitos.

Ou seja, os planos pré-pagos são ótimos para quem quer recarregar quanto quiser e quando quiser. Você pode encerrar seu contrato com a operadora sem se preocupar com a fidelização – basta não fazer mais recargas e pronto.

Já os planos pós-pagos são uma tranquilidade para quem busca recursos ilimitados e sossego na hora de navegar ou falar.

Enquanto isso, o plano controle te ajuda a ter tudo o que precisa – na medida certa, sem sustos na hora da fatura.

Vamos conferir agora, de forma mais detalhada, cada um dos planos? Entenda mais e melhor sobre os serviços pré, pós e controle e vire um expert no assunto. Vem com a gente!

O que é pré-pago? Entenda o plano mais econômico!

Você já conseguiu entender até aqui que o plano pré-pago nada mais é que pagar antecipadamente os créditos que serão colocados em sua linha, correto? Eles costumam ter a duração de 30 dias – dependendo do valor creditado. Podem ser usados para chamadas ou com o plano de internet e eles expiram.

O que muita gente não sabe é que o valor do minuto em ligações pré-pagas é um pouco mais elevado – se comparado a um plano pós pago ou controle e que a velocidade da internet e a quantidade de internet disponível diariamente é pequena.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é justamente a necessidade de fazer recargas constantes para manter seu plano ativo e seu pacote de dados funcionando. É um plano ótimo para quem não quer ter amarras contratuais com nenhuma empresa porque o plano pré-pago não gera nenhum tipo de contrato, vínculo de tempo mínimo de permanência ou fidelidade.

Pontos positivos do pré-pago:

– perfeito para quem usa pouco o telefone;
– é prático e econômico;
– recarregue de forma rápida, quando e onde quiser;
– não possui fidelidade

Entenda o que é o plano Controle – a mistura

O plano Controle é, na verdade uma mescla entre o plano pré-pago e os serviços pós-pagos, porém, ele oferece, como o próprio nome diz, muito mais controle, porque a conta possui um valor fixo, mas os limites, internet, torpedo, minutos e afins, também podem ser limitados – caso atinjam o valor contratado por você.

É uma das modalidades mais trabalhadas no mercado, e é uma boa opção para quem procura por planos mais completos e quer aliar isso a economia e a praticidade de não precisar ficar fazendo recargas constantemente. Ele funciona como um pós-pago, você utiliza sua franquia de dados, minutos, mensagem e demais serviços ao longo do mês e, caso extrapole, é possível que você tenha lentidão ou perca acesso às funcionalidades.

A cada mês, um novo ciclo de benefícios é gerado e, assim, você retoma o uso. Sobre ter ou não a fidelidade dos 12 meses, isso varia de acordo com a operadora e os planos oferecidos por ela. Vai depender muito do que você escolher.
Pontos positivos dos planos controle:

– Possuem ótimo custo x benefício;
– Algumas operadoras não exigem fidelidade de 12 meses;
– Pague um valor fixo mensal e nada além disso;
– A maioria dos planos controle possui ligações limitadas.

Entenda mais sobre os planos pós-pago

Opções pós-pagas são excelentes para quem utiliza bastante o telefone, faz chamadas, navega muito na internet ou envia várias mensagens, porque os planos pós-pagos oferecem seus serviços de forma ilimitada ao usuário, que desfruta de tudo, pagando, é claro, mensalmente por isso.

São gerados boletos mensais com os valores utilizados e isso pode incluir valores extras caso você faça uma viagem e utilize o roaming, por exemplo. É o tipo de facilidade que você não precisa contratar, mas paga no final do mês.

Muitas operadoras oferecem diversos benefícios para seus clientes pós-pagos e é bom estar sempre atento ao que elas podem oferecer como: descontos em aparelhos, streamings gratuitos, pacotes bônus e muito mais.

Os planos pós-pago tem uma diferença entre o plano controle e o plano pré-pago que é a fidelização do cliente pelo período de 12 meses. Então, caso vá adquirir um plano pós-pago é bom prestar bastante atenção a tudo que estiver contratando, para fazer isso da forma mais assertiva possível.

Pontos positivos dos planos pós-pagos:

– Fale e navegue a vontade;
– Não precisa contratar serviços como roaming;
– Pague mensalmente.

E, se deseja conhecer os planos, serviços e promoções que as operadoras estão oferecendo atualmente, se quiser fazer um comparativo e descobrir qual o ideal para você, acesse o site Portal de Planos. Por lá você pode fazer sua pesquisa, descobrir um mundo de possibilidades e encontrar o plano ideal!

Recomendado pelo Google: