Vale dos Dinossauros abandonado
Robson Marques denuncia abandono do cartão postal de Sousa
“É lamentável como o Vale dos Dinossauros na cidade de Sousa vem sofrendo um verdadeiro abandono nos últimos anos”. O lamento é do administrador do sítio arqueológico encravado no Vale do Rio do Peixe, Robson Araújo Marques (foto).
Ele também afirmou que desde 1975 vem sendo o guardião do local e não se considera um administrador porque nunca recebeu remuneração do governo pelo seu trabalho.
Promessa
Robson Araújo salientou que o governo Cássio Cunha Limanunca fez nada pelo Vale dos Dinossauros, mas que agora há uma promessa do atual gestão estadual e da Petrobrás para restaurar um dos principais pontos turísticos da Paraíba.
“Há uma promessa de Maranhão, com relação a uma verba da Petrobrás, que está prometendo ao Vale o valor de R$1 milhão, então com esse dinheiro este espaço que é tão importante para o turismo de nossa cidade será restaurado, e caso contrário este Vale irá desaparecer, pois as pegadas estão se deteriorando”, declarou.
Descoberta das pegadas
Ele também esclareceu sobre como aconteceu a descoberta das pegadas destes animais pré-históricos no ano de 1897, frisando que o seu avô foi quem descobriu as primeiras marcas deixadas pelos dinossauros no sertão paraibano, quando foi caçar alguns animais, e segundo ele, no momento em que ele (o seu avô) se deparou com as pegadas ficou muito impressionado.
“Ele pensou até que eram rastros de lobisomem, monstros, alma, boi-ema ou outras fantasias que as pessoas mais velhas contavam naquela época, mas em 1924 o paleontólogo Luciano Jacques esteve em Sousa e afirmou que gostaria de conhecer a cidade, trouxe uma lambe-lambe (máquina fotográfica antiga), tirou algumas fotografias do lugar, e mandou para um paleontólogo na Inglaterra, e este mandou dizer em uma carta que não tinha nada a ver com pegadas de boi-ema, eram pegadas de dinossauros”, relatou.
Confira as fotos da situação do Vale dos Dinossauros em Sousa:
Replica arruinado Situação das paredes da sede do Vale
Documentos estão desgatados Teto e paredes precisam de restauração
Marcas importantes
Segundo Robson, em 1975 um paleontólogo italiano que vem ao Brasil todos os anos fez um estudo e publicou um livro intitulado “Sobre as pegadas dos dinossauros”, afirmando que estes vestígios são uma das marcas mais importantes para a história da paleontologia no mundo inteiro.
Pegadas no sertão
O administrador do Vale também confirmou que no início das pesquisas, as pegadas só eram encontradas na região de Sousa, mas nos dias atuais novas pegadas foram descobertas nas cidades de Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Aparecida, e todas foram estudadas e mapeadas.
Dúvidas
“Eu não sei afirmar como surgiram os dinossauros neste Vale na cidade de Sousa, e tenho muitas dúvidas de como aconteceu a extinção destes animais”, afirmou. Ele também argumentou que as pegadas são resistentes à ação da natureza, devido aos recursos empregados para conservá-las.
Confira a reportagem da máteria:
RAQUEL ALEXANDRE
Da redação do Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário