header top bar

section content

Sindicato vai fiscalizar bancos

Entre as agências estão a de Cajazeiras e S.J. de Piranhas

Por

25/01/2010 às 00h10

O Presidente do Sindicato dos Bancários, Nelson Soares, divulgou uma nota ao Ministério Público, (que tem a frente a Procuradora do Trabalho, Milena Formiga), denunciando que mesmo com as fiscalizações ocorridas nas agências bancárias, os problemas ainda não foram resolvidos.

“Com a saída do fiscal de nossa cidade, o problema voltou agora de forma mais intensa. Mesmo sendo autuadas e multadas, as agências bancárias continuam desrespeitando a jornada estabelecida em lei, cujas práticas são desafiadoras para o NEFIT (Núcleo de Proteção ao Trabalho)”, afirmou em nota.

Fiscalização

Milena Formiga ficou responsável pelas fiscalizações de vários bancos de diversas cidades do Alto Sertão Paraibano, devido às irregularidades denunciadas constantemente pelos bancários que estão revoltados com os bancos, afirmando que estes são “verdadeiros carrascos” com os seus funcionários, cuja prática e relação trabalhista se assemelham ao regime escravista levando os seus trabalhadores ao desespero e constrangimento.

“Inconformados com tal situação, alguns funcionários denunciaram que no horário para almoço estão fazendo refeição na própria agência com o uso de marmitas, além de adentrarem a noite com jornadas excessivas, chegando inclusive a trabalharem aos sábados”, divulgou.

Estagiários
O Presidente do Sindicato dos Bancários salientou que outro problema grave é a situação dos estagiários, que embora não têm nenhum vínculo afetivo com o banco, executam tarefas equivalentes a de um funcionário.

Providências
De acordo com Nelson Soares, objetivando dar um basta nesta situação, os bancários solicitam ao Ministério Público do Trabalho que tome as devidas providências, pois segundo ele, as classes bancárias de Cajazeiras e região já não suportam as jornadas de trabalho estafantes a que são submetidos.

“Cientes de que a nobre Procuradora não medirá esforços visando atender a nossa solicitação, aguardamos ansiosos por uma solução satisfatória, e ao mesmo tempo apresentamos nossos sinceros agradecimentos”, concluiu.

Confira as cidades que tiveram suas agências bancárias fiscalizadas:
Aguiar, Água Branca, Bom Jesus, Bom Sucesso, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Emas, Jericó, Lagoa, Lastro, Monte Horebe, Nazarezinho, Santa Cruz, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São José da Lagoa Tapada, Serra Grande, Triunfo e Uiraúna.

RAQUEL ALEXANDRE
Da redação do Diário do Sertão
Com assessoria do Sindicato dos Bancários

Tags:
Recomendado pelo Google: