Cidades monitoradas contra a Dengue
Cajazeiras e mais 06 do Sertão estão em situação de risco
Dezesseis municípios da Paraíba são prioritários para as ações de combate à dengue, já que concentram 47% da população do Estado e um deles (Cajazeiras) está em situação de risco, segundo o Índice de Infestação Predial (IIP).
De acordo com a gerente executiva da Vigilância Sanitária do Estado, Cleane Toscano Souto, apesar da queda significativa no número de casos de dengue no Estado em 2009, às medidas de prevenção contra a doença devem continuar.
Ações de combate
Para traçar as ações de combate em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou ontem o lançamento do plano de contingência para situações de epidemia da dengue. Durante o evento, foi anunciada também a criação de um Grupo Executivo Estadual de Monitoramento e Resposta Coordenada à Dengue, e um Comitê Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue.
Cleane Toscano contou que o combate à doença deve ser constante. “A dengue tem um comportamento bianual, ou seja, cíclico. E há a circulação dos três sorotipos virais na Paraíba. O ideal é que o índice de infestação predial seja menor de 1%. Entretanto, temos municípios em situação de risco e de alerta. Os que estão em situação de risco chegam a apresentar um índice acima de 3,9%”, explicou.
Campanha Educativa
Ela afirmou também que para intensificar o combate à doença, a SES lançou ontem mais uma campanha educativa na mídia e está iniciando um trabalho direto e técnico com os agentes de saúde, visando à qualificação profissional. O objetivo da campanha é intensificar as ações de prevenção e controle da dengue, garantindo a assistência aos casos, para diminuir a letalidade da doença.
Acompanhamento da doença no estado
Segundo Cleane Toscano Souto, o Grupo Executivo Estadual de Monitoramento e Resposta Coordenada à Dengue terá como objetivo fazer um acompanhamento semanal das informações e dados do comportamento da doença no Estado para intervenção oportuna. Já o Comitê Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue irá propor medidas intersetoriais para redução dos fatores determinantes da infestação do mosquito visando à prevenção e o controle de epidemias; propor ações de mobilização social para o combate à doença; e, acompanhar e avaliar a implementação das ações previstas para o controle da morbimortalidade (doença e óbito) por dengue.
Municípios com risco de casos de dengue
O consultor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Nélio Morais, declarou que o Ministério da Saúde lançou em julho de 2009 as diretrizes que irão nortear a construção dos planos de contingência nos Estados e Municípios. Tais diretrizes estão abalizadas nos seguintes componentes: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial, mobilização, comunicação, e gestão e financiamento. Além dos municípios prioritários, outros dez são estratégicos, onde o risco de adoecer é maior, considerando a proporção entre o número de casos e o de habitantes. Os município do sertão são: Riacho dos Cavalos; Catolé do Rocha; Coremas; Bom Sucesso, Teixeira e Nova Olinda.
Da redação do Diário do Sertão
Com Jornal Correio da Paraíba
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário