header top bar

section content

Agricultores de Carrapateira vão produzir mamona para o Biodiesel

Com a finalidade de incentivar os agricultores para a produção da mamona-oleaginosa utilizada como matéria-prima na produção do biodiesel, a Prefeitura de Carrapateira, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), o encontro para apresentação das diretrizes e estratégias do Programa de Produção de Biodiesel da Petrobrás Biocombustíveis. A reunião foi […]

Por

31/01/2010 às 13h38

/Com a finalidade de incentivar os agricultores para a produção da mamona-oleaginosa utilizada como matéria-prima na produção do biodiesel, a Prefeitura de Carrapateira, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), o encontro para apresentação das diretrizes e estratégias do Programa de Produção de Biodiesel da Petrobrás Biocombustíveis.

A reunião foi presidida por dois agrônomos representantes de uma cooperativa, a serviço da Petrobrás.

Deste primeiro encontro, participaram os representantes do Poder Público Municipal, os líderes de associações, cooperativas e sindicato, bem como agricultores familiares.

O programa desenvolvido pela Petrobrás garante ao agricultor a prestação de assistência técnica, fornecimento de sementes certificadas, compra da produção a preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), além de outras vantagens fixadas em contratos de cinco anos.

Os agricultores presentes demonstraram grande satisfação, já que uma das propostas do programa é o plantio da mamona consorciado ao cultivo de outras sementes como o milho e o feijão, não comprometendo a segurança alimentar e representando, portanto, um complemento na renda familiar.

A Secretária de Agricultura, Elizeth Alves, destacou que esta é uma forma de estimular o desenvolvimento da economia local, levando em consideração a fertilidade do solo para o cultivo da mamona (planta também conhecida como carrapateira) que pela abundância na região, deu origem ao nome da cidade. A secretária defende uma política de valorização do potencial produtivo-agrícola, mediante o fortalecimento das ações cooperadas.

Gernia Dias
Especial para o Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: