Entidades, empresários, políticos e educadores participam do lançamento MAC
O principal objetivo do MAC é formular idéias e defender interesses que colaborem com o desenvolvimento de Cajazeiras.
Foi lançado oficialmente na noite de sexta-feira (12), no auditório da Câmara Municipal, o Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC), em solenidade que reuniu representantes dos mais variados segmentos da sociedade cajazeirense, entre políticos, empresários, artistas, educadores, intelectuais, líderes de entidades de classe a outras categorias.
Segundo o empresário Rubismar Marques Galvão (foto), que presidiu a solenidade, o principal objetivo do MAC é formular idéias e defender interesses que colaborem com o desenvolvimento de Cajazeiras. Tanto que o Movimento já se prepara para seu primeiro grande evento: uma série de debates com os pré-candidatos ao governo da Paraíba, chamado de I Fórum de Desenvolvimento de Cajazeiras.
O primeiro a confirmar presença foi o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O fórum está marcado para o dia 8 de abril no teatro Íracles Pires, e terá a participação maciça da comunidade debatendo com os pré-candidatos as propostas de governo para a cidade. Segundo os organizadores do movimento, outros demais pré-candidatos já foram convidados, mas ainda não confirmaram suas presenças.
Os Amigos
Apesar de não ter uma mesa diretora fixada, o MAC é basicamente representado por seus idealizadores: o empresário Rubismar Marques Galvão, o presidente do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços (Sindibens), Alexandre Costa, o secretário municipal de Comunicação, José Anchieta, o empresário e professor José Antônio de Albuquerque, o economista Francisco Cartaxo, o vereador Chagas Amaro, os advogados Moreira Lustosa e Abdiel Rolim e o diretor do campus de Sousa da UFCG, Joaquim Alencar.
Os desafios dessa turma são muitos. Segundo o empresário e professor José Antônio de Albuquerque, fazer com que os olhos do governo estadual se voltem mais para a “terra do Padre Rolim” é o ponto de partida para manter a cidade no rumo do crescimento econômico e cultural.
Assim, o MAC pretende mobilizar toda a sociedade cajazeirense em torno, principalmente, das questões educacionais, já que a cidade é pólo de ensino superior; das questões de saúde, dando continuidade às melhorias no Hospital Regional; da construção civil (o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA registra anualmente Cajazeiras como uma das cidades que mais realiza obras de edificação no interior do Estado); e do desenvolvimento do comércio e da indústria, que ainda não são grandes potencialidades da cidade.
O Movimento também estará de olho em investimentos futuros, como o aeroporto que já está sendo construído, a exploração de petróleo, gás natural e minério de ferro da região, e as reservas hídricas.
Líderes que discursaram no lançamento do MAC: da esq. para dir., José Antônio, Alexandre Costa, vice-prefeito Carlos Rafael, deputado José Aldemir, ex-prefeito Vituriano e Joaquim Alencar
Mas como começar a fazer isso? Segundo o presidente do Sindibens, Alexandre Costa, é necessário unir os cajazeirenses em torno das potencialidades da cidade, para que eles as conheçam. Depois, fazer com que toda a Paraíba, de João Pessoa a Sousa, atentem para o momento de desenvolvimento que Cajazeiras atravessa e invistam nela. E estar constantemente debatendo com os governantes, de modo que mostre que o MAC é um movimento suprapartidário, onde o principal interesse é pura e simplesmente o crescimento de uma das mais importantes cidades do Nordeste.
Do Exatas News
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário