header top bar

section content

Empresa encarregada de mudar o trânsito de Sousa some da cidade; Proprietário coleciona vários processos na Justiça

O mais curioso é que os responsáveis pelos processos de licitação da Prefeitura de Sousa não despertaram para as denuncias antes que a Empresa AL

Por

08/10/2010 às 05h22

Os poucos homens e as poucas máquinas da empresa AL Teixeira Pinheiros, contratada pela Prefeitura de Sousa para tentar arrumar o caótico trânsito da cidade de Sousa desapareceram depois de pintar alguns metros de asfalto.
Os moradores da cidade perceberam a péssima qualidade do material utilizado pela empresa. Além da baixa qualidade do material, o serviço também é de péssima qualidade. Os traços brancos e amarelos não ficaram bem alinhados, bem como o amarelo fugia completamente da tonalidade dos verificados nas rodovias e grandes e médios centros urbanos.

A Prefeitura, no entanto, já havia sido alertada. Logo após a divulgação da licitação em que a AL Teixeira ganhou a concorrência, segmentos da sociedade como a ONG Via Sertaneja descobriu diversos processos contra o dono da empresa. Antônio Luiz Teixeira Pinheiros responde na justiça federal a crimes contra a Lei das Licitações no estado do Ceará. Ao todo são cinco processos. O mais grave ainda é que a empresa nunca havia realizado qualquer serviço ligado a área de transito no estado do Ceará.

Entenda o caso

20/09/2010 às 12h00
O presidente da ONG Via Sertaneja, Fernando Perisse fez uma grave denuncia na tarde da última sexta-feira (17). Uma vasta documentação dá conta que o proprietário da empresa AL Teixeira Pinheiros, Antônio Luiz Teixeira Pinheiros, responde a cinco processos junto à Justiça Federal.

A empresa AL Teixeira Pinheiros é a vendedora da concorrência para gerir os serviços de melhorias do transito na cidade de Sousa, cuja licitação aconteceu este mês na Prefeitura local.

Dos cincos processos, três dizem respeito a crimes contra a lei de licitação. Outra denuncia está direcionada ao fato, segundo Perisse, de que a referida empresa não realizou nenhuma atividade ligada ao trânsito no Estado do Ceará. “Daquilo que se sabe no Ceará não há nenhuma atividade dessa empresa ligada ao trânsito. O que se sabe é que ela realiza obras de infra-estrutura, como calçamentos”, disse Perisse.

Ainda de acordo com Fernando Perisse a esposa de Antônio Luiz, prefeita da cidade Aiubá/CE, responde a nove processos no Tribunal de Contas do Ceará. Oito por improbidade administrativa.

Sem cuidado
O mais curioso é que os responsáveis pelos processos de licitação da Prefeitura de Sousa não despertaram para as denuncias antes que a Empresa AL Teixeira Pinheiros viessem a vencer a licitação para a organização do trânsito de Sousa.

Não é a primeira vez que denuncias rondam as ações ligadas ao trânsito em Sousa. Há poucos meses, o engenheiro Allender Honório de Oliveira, contratado pela Prefeitura para reestruturar o trânsito também estava comprometido com processos de desvio de dinheiro público na Justiça Federal, inclusive de figurar entre os investigados pela Operação Fumaça no estado do Ceará.

Após a denúncia, o engenheiro sumiu da cidade.

Levi Dantas da Redação do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
 

Tags:
Recomendado pelo Google: