header top bar

section content

Secretaria de saúde de Cajazeiras intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

A intensificação da vacina começou desde meados do mês de setembro e pode ser realizada em qualquer um dos postos de saúde da cidade de Cajazeiras.

Por

04/11/2010 às 18h35

A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Cajazeiras, Verônica Rangel, disse nessa quinta-feira (04), que a secretaria está executando uma campanha de intensificação da vacina contra o sarampo, para evitar o surto da doença verificado na capital João Pessoa, em setembro deste ano. Segundo Verônica, a campanha de vacinação começou desde meados do mês de setembro e pode ser realizada em qualquer um dos postos de saúde da cidade.

“A nossa maior preocupação é que as crianças e os adultos tomem logo a vacina para que esta doença não chegue à nossa região”, disse.

Avise imediatamente
De acordo com a secretária  de saúde, Raelza Borges, a população de Cajazeiras e região deve ficar atenta, pois se ocorrer qualquer suspeita de caso de sarampo, avisar imediatamente à secretaria de saúde do seu município.

“Se por acaso acontecer algum registro de sarampo em Cajazeiras as medidas serão tomadas. Nós estamos preparados e se ocorrer realizaremos um bloqueio, começando por agilizar com os agentes de saúde e PSF’s (Programa de Saúde da Família) para ficarem atentos com relação a isso”, salientou.

O que é sarampo?
O sarampo é um doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicações. Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Sintomas do sarampo
Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta. Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: