header top bar

section content

Operação contra "Gatos de energia" prende cinco pessoas em Sousa

O responsável pela fraude responde a processo por crime contra o patrimônio e pode pegar até oito anos de prisão.

Por

15/08/2013 às 08h24

O Departamento de Medição e Combate a Perdas (DMCP) da Energisa iniciou nesta quarta-feira (14), uma ação de combate às ligações clandestinas de energia no município de Sousa, Sertão da Paraíba. A escolha do município foi baseada em dados técnicos levantados pelo Centro de Inteligência de Combate a Perdas da concessionária que apontam elevado índice de desvio de energia na região. Apenas nas primeiras horas, foram feitas cinco autuações.

Os responsáveis pelos desvios de energia foram detidos em flagrante, depois conduzidos até a delegacia de Sousa, e após pagamento de fiança foram liberados.

A operação, que tem a participação de 25 equipes do DMCP acompanhadas da polícia e da perícia, vai verificar suspeita de fraude em cerca de 5 mil unidades consumidoras.

A intenção é acabar com os desvios que, além dos prejuízos financeiros, podem causar graves acidentes. O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora de energia, quanto para os usuários (consumidores) das unidades nas quais se identifica o furto. As ligações irregulares também provocam queda na qualidade do fornecimento de energia elétrica, já que sobrecarregam o sistema elétrico.

Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pela fraude respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até oito anos de prisão.

Nos últimos doze meses, a Energisa calcula que foram desviados em Sousa cerca de 15 GWh de energia, o que daria para a alimentar a própria cidade de Sousa por um mês e meio.

Em todo o Estado da Paraíba a perda acumulada nos últimos doze meses é de 104GhW de energia, o que reflete numa perda de arrecadação anual por parte do Estado (ICMS) de R$ 8 milhões.

Veja também: Energisa declara que região de Cajazeiras é a 2ª colocada no ranking de furto a energia

Charley Garrido do DIÁRIO DO SERTÃO e Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: