header top bar

section content

VÍDEO: Banda Arlequim lança seu primeiro vídeo clipe oficial; assista “Invernia”, gravado em Cajazeiras

"Invernia" apresenta os principais elementos que caracterizam a sonoridade da banda, como a influência do rock progressivo e elementos musicais e narrativos das culturas do Nordeste, como poesia de cordel

Por Luis Fernando Mifô

28/07/2024 às 10h24 • atualizado em 28/07/2024 às 10h31

A banda Arlequim lançou, nesta sexta-feira (26), seu primeiro vídeo clipe oficial, que já está disponível no YouTube. A canção escolhida no repertório autoral do grupo de rock de Cajazeiras, no Sertão paraibano, foi “Invernia”, que também é um tributo ao professor Paccelli Gurgel, um dos fundadores da banda, que faleceu em 2010 vítima de infarto.

“Invernia” apresenta os principais elementos que caracterizam a sonoridade da banda, como influência do rock progressivo e elementos musicais e narrativos das culturas do Nordeste, a exemplo da poesia de cordel.

Foi composta no início dos anos 2000 por Paccelli Gurgel e premiada no Festival da Canção de Cajazeiras. Após a formação do Arlequim, em 2006, a música passou a compor seu repertório desde então, sendo gravada e lançada como single em 2023.

No vídeo clipe, acompanhamos a trajetória de um homem do campo (interpretado por Moab Rolim) que durante um sonho refaz caminhos e memórias que o reconectam ao falecido pai (Israel Soares), que era um músico de rua de quem o protagonista herdou a afinidade para tocar e também os “restos mortais’ de uma guitarra.

Making off da gravação de “Invernia”, da banda Arlequim (Foto: Marcely Dias e Robson Lins/Divulgação)

Enquanto o camponês capinava em mais um dia de labuta na roça, ele encontra um pedaço da velha guitarra e resolve restaurá-la. Entre momentos que se confundem com a realidade e a psicodelia, a busca pelo “reencontro” com o pai o leva a uma peregrinação pelas ruas de Cajazeiras, entre bares, mercados e feiras.

É nessas voltas pela cidade que o vídeo clipe apresenta as várias participações especiais, como Gilberto Álvares e Naldinho Braga, da banda Conspiração Apocalipse; a cineasta e escritora Veruza Guedes; a militante LGBTQIAPN+ Joyce Montinely; a psicóloga Amanda Alves; a produtora cultural Laurita Dias; o ator Fernando Inácio; a própria banda Arlequim, entre outras e outros.

Making off da gravação de “Invernia”, da banda Arlequim (Foto: Marcely Dias e Robson Lins/Divulgação)

“Eu acho que ‘Invernia’ é uma canção muito representativa do tipo de som que a banda faz, com essa proposta, tanto sonora quanto poética. É muito a cara do Paccelli, que foi o compositor dela. Acho que muito do que ele via como arte está colocado ali. Ele busca uma universalidade, mas sentindo o chão que pisa. Esse legado dele ficou para o Arlequim de uma forma permanente”, afirmou Diego Nogueira, baixista e vocalista da banda.

A produção é uma realização da Imersivo Produtora, de Cajazeiras, e contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo do Estado da Paraíba. O roteiro e a direção é de Maycon Carvalho.


Para seguir o canal da banda Arlequim no YouTube, CLIQUE AQUI. Para seguir no Instagram, CLIQUE AQUI. Lá, a banda disponibiliza links para as demais plataformas.


Banda Arlequim, de Cajazeiras (Crédito: Divulgação)

História da banda

O Arlequim é uma banda de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, nascida em 2006. Sua proposta ao longo dos anos foi – e ainda é – dispor ao público uma ‘revista’ do rock, que busca o diálogo entre diversos subgêneros deste universo. Ao mesmo tempo e em diversos momentos, incluindo seu trabalho autoral, procura integrá-los às sonoridades brasileiras, sobretudo aquelas paridas e adaptadas nos sertões nordestinos. Coco, martelos, ponteios se juntam ao blues, ao hard rock e ao rock progressivo para soar o mundo a partir do Sertão paraibano.

A banda atualmente é composta por Diego Nogueira (baixo e voz), Vandilson Lima (guitarra e voz), Jarson Lucas (guitarra) e Jefferson Alexandre (bateria), e possui um histórico de apresentações pelos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, além de capitais como João Pessoa e Fortaleza.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: