header top bar

section content

Maternidade do Hospital Regional da cidade de Cajazeiras salva vida de bebê com cardiopatia

Na semana passada, após a realização de exames de rotina, um recém-nascido apresentou um quadro de alteração cardíaca. Entenda o caso aqui!

Por

08/10/2013 às 07h25

Há quase dois anos foi implantado na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, que faz parte do complexo de saúde do Hospital Regional de Cajazeiras, o Projeto Círculo do Coração, uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Governo de Pernambuco através da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco–Paraíba.

O principal objetivo do projeto é dar assistência cardiológica imediata (nas primeiras 24 horas de vida) a bebês recém-nascidos em maternidades de média complexidade. Na Maternidade do HRC, essa assistência fica a cargo da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), inaugurada em 2011 pelo governador Ricardo Coutinho, onde são realizados exames capazes de identificar cardiopatias nos bebês. Dependendo do grau da cardiopatia, o recém-nascido pode passar pelo tratamento completo na própria UCI ou ser transferido para outros centros mais avançados após receber os primeiros cuidados na Unidade.

Na semana passada, após a realização de exames de rotina, um recém-nascido apresentou um quadro de alteração cardíaca que necessitava de cuidados imediatos da equipe da UCI. A diretora da Maternidade, Nathallya Rodrigues, explicou a situação do bebê.

“Ele apresentava frequência cardíaca irregular e tem história de cardiopatia na família. Imediatamente entramos em contato com o CIRCOR, realizamos um eletrocardiograma e o mesmo foi encaminhado para Patos para ser realizado um ecocardiograma que diagnosticou duas patologias gravíssimas, cujo tratamento pode ser cirúrgico paliativo ou uma correção definitiva”.

Após a confirmação da gravidade das patologias, o recém-nascido foi transferido em tempo para o Hospital Cândida Vargas, em João Pessoa, para passar por processo cirúrgico e ser salvo.

“Graças ao avanço da tecnologia e ao empenho de pessoas que buscam otimizar o serviço público, hoje é possível diagnosticar rapidamente casos como esse, que em outros tempos passariam desapercebidos, pondo em risco a vida de tantas crianças”, ressaltou a coordenadora da Maternidade.

UCI salvando vidas
A Unidade de Cuidados Intermediários da Maternidade do HRC foi inaugurada durante a semana de aniversário do hospital em 2011, pelas mãos do governador Ricardo Coutinho.

O setor recebeu um conjunto de equipamentos novos e modernos, incluindo três incubadoras e um biliberço. De lá para cá a UCI tem cumprido com satisfação seu papel de cuidar dos bebês que nascem com problemas de saúde.

Com a implantação do Projeto Círculo do Coração, a Unidade ampliou e dinamizou sua assistência, diagnosticando e encaminhando com mais rapidez problemas relacionados a cardiopatias neonatais.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: