header top bar

section content

Morre aos 86 anos no Hospital Regional de Cajazeiras, ex-professora e referência social no Vale do Piancó

O óbito foi confirmado por volta das 6h da manhã deste sábado (27). Velório e sepultamento ocorrem em São José de Caiana

Por Luiz Adriano

27/12/2025 às 13h51 • atualizado em 27/12/2025 às 15h11

Dona Maria Geracinda tinha 86 anos - Foto: arquivo pessoal

Faleceu por volta das 6h da manhã deste sábado (27), aos 86 anos, em decorrência de problemas de saúde, Maria Geracinda de Sousa, no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Ela era avó do Secretário Executivo de Desenvolvimento Sustentável – do Governo da Paraíba, Radomécio Leite.

O velório de dona Geracinda está sendo realizado no município de São José de Caiana, no Vale do Piancó, cidade onde ela residia. O sepultamento que também irá ocorrer no referido município, às 8h da manhã deste domingo (28), será antecidido de uma missa.

Dona Maria, como assim era conhecida, morou em Cajazeiras de 1989 a 2013, na rua Santo Antônio, casa de número 160, no Centro da cidade.

Maria Geracinda era irmã de Chico Dezinho, prefeito por três gestões em São José de Caiana. Ela foi professora da rede de educação primária do referido município e também servidora pública do Estado da Paraíba.

Seu filho, Francisco Francinaldo de Sousa, seguiu a tradição de participação na vida pública, tendo exercido mandatos de vereador e vice-prefeito em São José de Caiana, além de ter atuado como secretário municipal durante as gestões de Chico Dezinho e Anatalício Lopes.

Biografia

Maria Geracinda nasceu em 23 de agosto de 1939, no sítio Cochos, zona rural do município de Igaracy, localidade que à época era conhecida como Boqueirão dos Cochos, no Vale do Piancó. No início da década de 1950, sua família mudou-se para o sítio Açude da Mata, na zona rural de São José de Caiana, onde se estabeleceu definitivamente e construiu sua trajetória de vida.

Filha de José Joaquim de Sousa e Geracinda Maria de Lima, Maria Geracinda era irmã de Francisco Joaquim de Sousa, conhecido como Chico Dezinho, e de Severina Terto de Sousa (Bilóia). Chico Dezinho destacou-se como uma das principais lideranças políticas do Vale do Piancó, tendo exercido três mandatos como prefeito de São José de Caiana (1969–1972, 1977–1982 e 1989–1992).

Reconhecida pelo forte compromisso social, Maria Geracinda teve atuação marcante na vida pública e comunitária do município. Foi professora da rede de educação primária de São José de Caiana e também servidora pública do Estado da Paraíba, contribuindo de forma significativa para a formação educacional de várias gerações.

Além disso, exerceu importante papel de ativismo político-social, sendo presença constante e apoio fundamental durante a trajetória política do irmão Chico Dezinho, cuja atuação era conhecida pelo carisma, persuasão e espírito solidário, ultrapassando as fronteiras de São José de Caiana.

Família

Maria Geracinda deixa os filhos Francisco Francinaldo de Sousa, Francineide de Sousa (Neidinha), Francilene de Sousa (Leninha) e Francimar de Sousa. Deixa ainda os netos Radomécio Leite de Sousa, Francisco Ronieres de Leite de Sousa, Rylsen de Sousa Leite, Romário Leite de Sousa, Girrecy de Sousa Eloy, Giery Abimoel de Sousa Ely, Frank Pontirelly de Sousa Eloy, Ana Maria de Sousa Andrade e Jonatas de Sousa Andrade (in memoriam), além dos bisnetos Lorena Eloy Rufino, Mateus Eloy Rufino, Giovanna Nicolla Leite, Laura Aragão Leite, Guilherme Eloy Ramalho, Marina Cartaxo Leite, Victor de Sousa, Alexandre de Sousa e Alexsandro de Sousa.

A morte de Maria Geracinda de Sousa representa uma perda significativa para São José de Caiana, especialmente nas áreas da educação, do serviço público, da vida política na comunidade, onde construiu um legado marcado pela dedicação, solidariedade e compromisso com o bem comum.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: