header top bar

section content

Engenheiro fala de chuvas em dezembro e diz que 2014 pode ser de muita seca no Sertão

Ele alertou que o ano de 2014 pode ser bastante crítico na acumulação de água, ou seja com incidência de pouca chuva.

Por

23/11/2013 às 19h10

O engenheiro Agrônomo de Cajazeiras, Adalberto Nogueira falou nesta sexta-feira (22) sobre mudanças climática no Sertão e da situação do Açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão).

De acordo com o agrônomo é neste dia 22 de novembro que se verifica mudanças na corrente dos ventos, podendo ocorrer chuvas no mês de dezembro deste ano.

Adalberto alertou que o ano de 2014 pode ser bastante crítico na acumulação de água, ou seja, com incidência de pouca chuva. 

“Temos um estudo que apresenta de dezembro de 2013 a março de 2014 índices negativos com a média normal” Afirmou Adalberto

Esperança
O engenheiro revelou que existe uma esperança, pois o ano é do Oceano Pacífico neutro, e neste perfil tudo pode acontecer. “Há uma forte tendência para que o Oceano Atlântico defina nossa quadra invernosa, mas só acontecerá se o Atlântico Sul aquecer significativamente”

Cajazeiras
Ele disse que provavelmente chova em média 45 mm no mês dezembro deste ano, com uma queda de 10%. Em janeiro de 2014, a queda deverá ser de 15%, com chuvas irregulares. Fevereiro pode não haver queda. Março terá redução de 20%. Abril também será crítico. Maio terá queda de 15%, e segundo Adalberto, a média de chuvas no ano será de apenas 630 mm.

Açude
O agrônomo afirmou que se não houver chuvas até o mês de março, o açude de Boqueirão tem que segurar pelo menos 20 milhões de metros cúbicos de água.

Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: