header top bar

section content

Governo Federal escolhe Bonito de Sta Fé para participar do Prêmio Cidade Pró-Catador

A Prefeita Alderi e toda a sua equipe de governo, está confiante na conquista deste prêmio

Por

24/11/2013 às 20h17

O município de Bonito de Santa Fé foi único na Paraíba selecionado entre os 63 municípios inscritos na primeira etapa do Prêmio Cidade Pró-Catador da Secretaria Geral da Presidência da República. 

A Prefeita Alderi e toda a sua equipe de governo, está confiante na conquista deste prêmio, pois tem a certeza de que tem feito tudo pela inclusão social dos catadores e pelo desempenho de ações de preservação da natureza. “Estamos muitos confiantes que seremos escolhidos e ganharemos esse prêmio.” Disse a gestora.

Resultado
Na segunda-feira (18) os servidores do Governo Federal, Danniel Gobbi e Francisco do Nascimento, estiveram em Bonito de Santa Fé, para Os avaliadores do Prêmio Cidade Pró-Catador, Danniel Gobbi e Francisco do Nascimento,  estiveram em Bonito de Santa Fé e ao lado da Prefeita Alderi Caju, dos Secretários de Administração (Socorro Pires), Agricultura e Meio Ambiene (Luis Fernandes de Lima), e Serviços Públicos (José Ferreira Filho), além do coordena a coleta seletiva Cristiano, que em nossa cidade avaliaram a experiência vivida no município na gestão de resíduos sólidos e na inclusão social de catadores.

Os avaliadores também visitaram a Associação de Catadores onde estiveram conversando com os catadores e com a Presidente a ASCAMAR, Rita da Silva Miguel. No local foi realizada uma exposição de todas as ações para a implantação do processo de implantação da coleta seletiva em Bonito de Santa Fé, com a participação da Secretários de Educação, Ação Social e do Vereador Chico Pereira representando o poder legislativo, além da participação do Professor Tarcísio Valério.

Entrega do prêmio
O Prêmio será entregue em São Paulo durante o Natal da presidenta com os catadores de materiais recicláveis e população de rua. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência escolhida – um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.

Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Algumas cidades já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema. 

Objetivo
O Prêmio têm como objetivos reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos federais, estaduais e municipais sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas.

DIÁRIO DO SERTÃO com ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: