header top bar

section content

Não às drogas: 715 alunos são formados no Proerd durante evento da Polícia Militar na cidade de Sousa

Na ocasião, as crianças brincaram com o mascote do Proerd, o leão Dare, e assistiram apresentações culturais que discutiam a temática das drogas.

Por

28/11/2013 às 17h28

Em uma solenidade empolgante, a Polícia Militar da Paraíba oficializou a formatura de 715 crianças no Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, contou com a presença de estudantes do 5º ano de todas as escolas estaduais de Sousa, e alunos de Marizópolis e Nazarezinho, e foi realizado na manhã desta quinta-feira (28) no Ginásio do Sesi em Sousa.

Na ocasião, as crianças brincaram com o mascote do Proerd, o leão Dare, e assistiram apresentações culturais que discutiam a temática das drogas. Houve sorteio de brindes e muita animação durante o evento.

Elas passaram por quase três meses de curso, ministrado em dez lições que incluem disciplinas relacionadas aos malefícios do cigarro, da maconha, cocaína e do crack; além do bullying e das gangues. Ao final das aulas, que aconteceram em encontros semanais, os alunos receberam o certificado de conclusão do Proerd.

“É importante que as crianças fiquem sabendo os danos que a droga causa na vida do ser humano, e a questão da violência, é uma parceria entre família, escola e polícia”, comentou a coordenadora estadual do Proerd, a capitã Polyanna Laura.

Segundo ela, só este ano, mais de 20 mil alunos estão sendo formados no programa de resistência às drogas, oriundos de escolas públicas e privadas. Nos 12 anos de funcionamento do programa, esse número passa dos 90 mil beneficiários, em mais de 50 cidades do Estado. No total, o programa tem quatro currículos divididos em séries escolares: 1º ao quarto ano, 5º ano, 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas.

Capacitação – Para atuar no Proerd, o policial militar passa por um curso de qualificação técnico-pedagógica especial com três níveis de formação profissional, de acordo com as diretrizes nacionais do Proerd. Há o instrutor, que trabalha diretamente com as crianças e adolescentes; o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (com capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

No Estado, a polícia conta com 180 instrutores formados na ativa, dos quais 27 também têm qualificação de mentor e quatro máster.

Como aderir – As escolas que desejam receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas), ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral da PM, localizado no Centro de João Pessoa. Mais e informações podem ser obtidas pelo telefone 3262-3580 ou pelo e-mail [email protected].

Veja vídeo!

?Veja as imagens na galeria abaixo. Clique para ampliar a foto!

DIÁRIO DO SERTÃO com informações da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: