header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro revela perfil ideal de empresa para vencer licitação da Cidade da Astronomia

O profissional destacou que na Paraíba há várias empresas aptas a realizar a obra e que elas têm até às 10h do dia 4 de abril para mandarem suas propostas

Por Luiz Adriano

26/03/2025 às 16h37 • atualizado em 26/03/2025 às 16h39

Em janeiro deste ano, o governador João Azevêdo lançou o programa “Paraíba 2025-2026”, que consiste em novas obras e ações que contemplarão todas as regiões do estado com um grande volume de investimentos que somam R$ 11, 5 bilhões.

Com base nos referidos investimentos, durante a coluna Diário de Obras desta semana, o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre as licitações para construções e em especial, citou alguns empreendimentos no Sertão da Paraíba.

Uma das obras mais comentadas foi a construção da Cidade da Astronomia, em Carrapateira e Aguiar. Fernando lembra que o processo licitatório para tamanha instalação, requer bastante rigor no processo licitatório, visto que está numa faixa acima de R$ 4 milhões. Ele deu detalhes do perfil da empresa que deverá vencer a licitação.

“Tem um sistema próprio para fazer essas licitações, uma lei própria. Vai ser de concorrência, as empresas vão se qualificar, as empresas que têm capacidade técnica, então, tem que ter uma estrutura financeira, e um porte técnico suficiente. Elas vão se candidatar nesses trâmites, tem que ser uma empresa de engenharia e que tenha já um acervo, que seu corpo técnico já tenha executado obras, ou maiores ou parecidas com essas. Tem que ter um corpo técnico, que já tenha atuado nessas áreas“, explicou o engenheiro.

Fernando Figueiredo destacou que na Paraíba há várias empresas aptas a realizar a obra e que elas têm até às 10h do dia 4 de abril para mandarem suas propostas.

Várias outras obras como o Centro de Convenções do Sertão da Paraíba que será na cidade de Patos; Museu de Arqueologia, em Cajazeiras; e a construção do Museu, reforma e requalificação do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa; também foram comentadas pelo profissional. Veja a coluna completa no vídeo acima do texto.

Para mais informações sobre construções civis, o internauta pode entrar em contato com Fernando Figueiredo por meio de seu Instagram: @fernandofigueiredos.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: