header top bar

Sexta-feira 11/abr 19:51h

section content

VÍDEO: Moradores clamam por manutenção na ponte do sítio Catolé em Cajazeiras: “Tenho medo de cair”

Quando chove e inunda passagem molhada, apenas a estrada que possui a ponte fica sendo alternativa para a comunidade. Só que os moradores temem atravessá-la porque ela não recebe nenhum tipo de manutenção há muitos anos

Por Fernando Alencar

21/02/2025 às 18h02

A reportagem da TV Diário do Sertão foi procurada por moradores do sítio Catolé, zona rural de Cajazeiras, no Sertão paraibano, para que os mesmos possam pedir aos órgãos públicos competentes a manutenção da ponte que liga o sítio ao bairro da Vila Nova, na zona urbana da cidade.

De acordo com a dona Irani Mangueira, quando chove muito a outra saída daquela comunidade para a cidade, que tem uma passagem molhada, fica totalmente coberta pela água, impossibilitando veículos e pedestres de atravessarem. Portanto, apenas a estrada que possui a ponte fica sendo a alternativa para a comunidade. Só que os moradores temem atravessar a ponte porque ela não recebe nenhum tipo de manutenção há muitos anos.

“Desde que foi feita essa ponte, eu não me lembro que teve uma reforma. A gente faz um apelo para que as autoridades competentes venham olhar, mandar um perito para ver se tem algum perigo a mais do que a gente está imaginando. Ela está descobrindo os arames, as ferragens estão todas de fora. Só tem essa estrada, que tem uma ponte, e a outra. Como a outra tem uma passagem molhada, se chover uma chuva grande, não dá passagem. Só resta essa daqui para todos os Catolés de baixo. Se ela cair, já era. Tenho medo de cair, eu já tive até pesadelo com essa ponte”, relatou.

Ponte do sítio Catolé, em Cajazeiras, apresenta buracos e outros problemas (Foto: Kauã Victor/TV Diário do Sertão)

A ponte apresenta buracos nas laterais há muitos meses, tendo risco, inclusive, de desabamento. Luciano Alves, que não é morador daquela comunidade, mas que usa a ponte com muita frequência, está preocupado com a situação e apela às autoridades responsáveis.

“A gente faz um apelo para que vejam isso. Eu não moro aqui, mas eu moro ao lado do Catolé e também utilizo essa passagem várias vezes no dia, porque a gente mexe com animais, tem um lado aqui que é da gente, e tem uma serventia grande. Então, no momento que a gente não consegue passar na passagem molhada, nós sempre passamos por essa. Se essa chegar a cair, vai deixar muita gente ilhada porque não vai poder passar para a cidade”, disse Luciano.

Francileide Gonçalves, que também é moradora daquele sítio, clama ao poder público a melhoria do local. “A gente está precisando muito da reforma da ponte, porque todo mundo só passa por aqui quando o rio está cheio”.

Ponte do sítio Catolé, em Cajazeiras, apresenta buracos e outros problemas (Foto: Kauã Victor/TV Diário do Sertão)

Passagem molhada do sítio Catolé, em Cajazeiras, inunda quando chove (Foto: Redes Sociais)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: