header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro explica quais as principais causas do caos urbano e aponta soluções viáveis para cidades

Fernando Figueiredo destaca a falta de planejamento na construção e expansão das cidades

Por Priscila Tavares

03/09/2024 às 17h03 • atualizado em 03/09/2024 às 17h04

Na coluna semanal Diário de Obras desta semana o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre o caos da mobilidade urbana nos dias atuais e explicou as principais causas e possíveis soluções para o problema.

Segundo Fernando, a mobilidade urbana acaba se tornando um tema recorrente nesse período eleitoral, por ser eleições municipais. “As propostas, a mobilidade, a organização que o município tem. ‘Todo mundo mora nas cidades’, isso é até um jargão. Então, esse é o momento que mais se preocupam, que você vê mais propostas com relação a mobilidade urbano”, disse.

“O Brasil enfrenta um problema histórico e vive um caos, como é notícia em todos os locais”, completou Fernando.

Ele ressalta que o maior problema em relação a mobilidade urbana está relacionado com uma pauta muito discutida na coluna Diário de Obras, a falta de planejamento.

“As cidades, principalmente os centros comerciais, são muito estreias. As ruas pequenas e muita gente trafegando naqueles locais. Então, falta de espaço com quantidade imensa de pessoas vai gerar esse caos urbano que temos. Além disso, a grande proporção de carros”, explica.

O engenheiro fala ainda, que o ideal seria planejar e organizar uma ‘cidade voltada para todos’.

“A solução para isso é o que países desenvolvidos fazem: investem em transporte público urbano – e aí eu quero abrir um parêntese para não ficar um corte de faixada-. Investir em transporte público urbano não é só ter ônibus nas cidades. É ter ônibus com quatro pilares: conforto, segurança, preço e qualidade. Se não tiver esses quatro pilares não vai”, ressaltou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: