header top bar

section content

VÍDEO: Quatro anos depois, Complexo Coremas Mãe D’água volta a alcançar mais de 60% de seu volume total

O secretário de Meio Ambiente de Coremas, Zé Albertino, acredita que até o final do período chuvoso no Sertão, é possível que o reservatório chegue a mais de 70% de sua capacidade

Por Luiz Adriano

04/05/2024 às 16h14

O complexo Coremas Mãe D’água, localizado na cidade de Coremas, no Vale do Piancó, o maior reservatório do estado da Paraíba, alcançou 60% de sua capacidade nessa sexta-feira (3).

A informação é do secretário de Meio Ambiente da cidade de Coremas, José Albertino. Ao Diário do Sertão, ele disse que neste sábado (4) o volume está em 60,41% de seu volume total. A última vez que o referido manancial havia alcançado este nível foi em 12 de junho de 2020.

Zé Albertino disse que acredita que até o final do período chuvoso no Sertão paraibano, é possível que o Complexo Coremas Mãe D’água chegue a mais de 70% de sua capacidade.

Este ano de 2024, conforme o secretário, o açude ganhou mais de 250 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 3 metros e 46 centímetros em sua lâmina.

O manancial que é formado pela junção da Barragem Mãe D’água que abastece várias cidades do Sertão da Paraíba, e do açude Estevam Marinho, tem a capacidade de 1 bilhão 289 milhões 163 mil 194 metros cúbicos. Atualmente o volume é de 778.804.970 m³ (setecentos e setenta e oito milhões, oitocentos e quatro mil, novecentos e setenta metros cúbicos de água), o que equivale a 60,41% de seu volume total, conforme dados da Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Executiva de gestão das Águas (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Complexo Coremas Mãe D’água – Foto: José Albertino

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: