header top bar

section content

VÍDEO: Açude Cachoeira dos Alves que abastece Itaporanga atinge capacidade máxima, diz gerente da CAGEPA

Segundo Pedro Filho, as primeiras águas começaram a transpassar o limite do manancial por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (12). Ele falou que a expectativa é de que até este sábado (13) a altura da sangria alcance meio metro de altura

Por Luiz Adriano

12/04/2024 às 11h13 • atualizado em 12/04/2024 às 11h20

O gerente da CAGEPA de Itaporanga, no Vale do Piancó, Pedro Filho, informou que o Açude Cachoeira dos Alves, que abastece o município, iniciou sua sangria oficialmente por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (12) pelo 7⁰ ano consecutivo.

Segundo Pedro, as águas que transpassam o limite do manancial, descem pelo sangradouro em direção ao Riacho Cachoeira dos Alves que cai no Rio Piancó e deságua no Complexo Coremas Mãe D’água.

A previsão, segundo o gerente da CAGEPA, é de que durante todo o dia o volume vá aumentando e neste sábado (13), o limite já esteja em média com meio metro de altura.

De acordo com Pedro Filho, o Açude Cahoeira dos Alves, originalmente tinha a capacidade para 12 milhões de metros cúbicos, mas devido ao assoreamento, hoje tem o limite de 10,6 milhões de m³.

Registro das primeiras águas ao transpassar o sangradouro do Açude Cachoeira dos Alves em IItaporanga em 2024 – Foto: print de tela/vídeo/Pedro Filho

Ele falou que equipes da CAGEPA estão monitorando todo processo de sangria e alertou às pessoas que irão visitar o local para que tomem os devidos cuidados. “A gente pede que as pessoas que venham olhar, venham com cautela, porque a descida do sangradouro é muito alta, tem muita rocha, evitem trazer crianças para essa área!”, disse.

Com a sangria do Açude Cachoeira dos Alves, agora já são 16 reservatórios do Sertão com sua capacidade máxima em 2024.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: