header top bar

section content

VÍDEO: Falha em rede deixa UPA de Campina sem energia; apagões têm sido constantes em hospitais da cidade

Conforme o diretor da unidade, o abastecimento da energia elétrica foi retomado em cerca de uma hora. Outros apagões foram registrados em alguns hospitais da Rainha da Borborema durante o ano de 2023

Por Luiz Adriano

15/01/2024 às 16h46 • atualizado em 15/01/2024 às 17h07

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, em Campina Grande, tiveram que aguardar mais do que o esperado para serem atendidos na noite do último sábado (13), devido a um apagão na rede elétrica da unidade hospitalar.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, uma falha no sistema elétrico teria gerado a falta de energia elétrica. O apagão perdurou por cerca de uma hora até ser sanado o problema. Ainda de acordo com o relato, a falta de luz atingiu uma sala do consultório médico e parte do setor administrativo.

Em nota, a referida secretaria explicou que o diretor da unidade, Júlio Lopes, relatou que o abastecimento da energia elétrica foi retomado em cerca de uma hora. Ele disse que, como a situação aconteceu na noite do sábado, o setor administrativo não estava em funcionamento e o atendimento do consultório foi remanejado para a sala da triagem, não havendo prejuízo para nenhum paciente, nem interrupção de atendimento.

“A Secretaria de Saúde vem realizando um amplo trabalho de restruturação da rede elétrica em todos os hospitais. Atualmente, as duas UPAs, o Hospital Municipal Dr. Edgley e o Hospital da Criança e do Adolescente passam por esse processo. No ISEA, já foi realizada a readequação da rede elétrica e a maternidade está passando por reforma. Em breve, será iniciada também uma reforma no Hospital da Criança e do Adolescente, com ênfase na estrutura elétrica”, diz a nota.

Secretário de Saúde, Dunga Junior

VÁRIOS CASOS EM 2023

Outros apagões foram registrados em alguns hospitais da Rainha da Borborema durante o ano de 2023. Em janeiro, faltou energia elétrica nas dependências do prédio principal da maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), resultando na transferência de sete bebês que estavam na UTI da unidade para outros hospitais.

Em novembro, um apagão na rede elétrica foi registrado no período da noite do dia 09 no Hospital Municipal Drº Edgley. Na ocasião, pacientes que estavam internados na unidade tiveram que ser transferidos para o Hospital Municipal Pedro I e o Hospital HELP. Esta foi a segunda falta de energia elétrica na referida unidade em 2023.

Além dos fatos citados, houve também registros de apagão no ano passado no Hospital da Criança, também em Campina.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: