header top bar

section content

VÍDEO: Faltam ovos de galinha na EMPASA e consumidores registram preços abusivos no comércio de João Pessoa

O motivo da escassez no estado da Paraíba, conforme a Associação dos Usuários da Empasa (Asuse), refere-se ao acréscimo da demanda da exportação para mercados norte-americano e argentino

Por Luiz Adriano

06/04/2023 às 12h51 • atualizado em 06/04/2023 às 16h58

A EMPASA, Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, principal centro de distribuição de alimentos da região metropolitana de João Pessoa, está zerada de ovos de galinha. A informação foi repassada pelo representante dos comerciantes do local, Renato Ponciano.

Segundo ele, o estoque foi zerado por volta das 8h, mas há uma previsão para que o produto volte a chegar entre a tarde desta quinta-feira (06) e a manhã da sexta-feira da Paixão (07). Conforme a fonte, é possível que a quantidade seja insuficiente e abaixo do que era abastecido anteriormente.

PREÇOS ABUSIVOS

Na manhã desta quinta-feira (06) foi detectado por consumidores, preços abusivos de ovos galinha em supermercados da Capital, em virtude do baixo estoque do produto.

O secretário-executivo do Procon de João Pessoa, Júnior Pires, informou ao Portal MaisPB que o órgão está em campo para fazer a fiscalização.

“A gente começou a receber algumas reclamações ontem. Pedimos para o pessoal da pesquisa ir para rua e verificar essa situação”, disse.

Ovos estão em escassez em vários países – imagem ilustrativa – reprodução/internet

MOTIVO DA ESCASSEZ

A Associação dos Usuários da Empasa (Asuse), relatou ao Portal de notícias G1/PB que a Paraíba não é o único estado brasileiro que enfrenta falta de ovos. A escassez, segundo a ASUSE, tem haver com a indústria farmacêutica no Brasil que usa o alimento para produzir vacinas.

O motivo da escassez no estado da Paraíba, conforme a associação, refere-se ao acréscimo da demanda da exportação para mercados norte-americano e argentino.

ESCASSEZ MUNDIAL

De acordo com o portal R7.com em notícia do último dia 1º de fevereiro deste ano, Estados Unidos, Reino Unido e países da Europa, na referida data já encontravam-se em situação de escassez de ovos de galinha.

Segundo a informação, os fatores principais que estão levando à crise na Europa tem haver com a gripe aviária e a Guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Assim, com a alta dos custos dos grãos e da energia elétrica, juntamente com o surto da doença, os preços da ração dos frangos, feita à base de sementes, são elevados e impactam diretamente na oferta de ovos”, diz um trecho da notícia.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: