header top bar

section content

VÍDEO: Sindicalista tira dúvidas sobre os feriados para os comerciários de Sousa e garante fiscalização

Empresas que descumprirem as normas podem sofrer multa de 1.360 reais, avisa o sindicalista

Por Luis Fernando Mifô

15/02/2023 às 17h03 • atualizado em 15/02/2023 às 17h16

A TV Diário do Sertão conversou com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Sousa, Kerlen Pereira, para tirar dúvidas dos trabalhadores e patrões sobre o funcionamento dos estabelecimentos nos feriados.

Kerlen explica que na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) serão feriados para os comerciários de Sousa, mas na terça as farmácias e distribuidoras de bebidas podem convocar funcionários. Para isso, elas devem seguir as normas estabelecidas na convenção coletiva de trabalho.

Segundo Kerlen, empresas devem enviar formulário ao sindicato, até o dia útil anterior, pagar 55 reais por cada trabalhador e dar um dia de folga, que deve ser cumprido no prazo dos 30 dias seguintes. “A empresa que não fizer dessa forma poderá sofrer penalidade, multa de 1.360 reais”, avisa o sindicalista.

Kerlen Pereira revela que algumas empresas passam por cima das normas, principalmente as que chegaram à cidade depois da negociação coletiva. Mas o sindicato procura fiscalizar o comércio.

“Infelizmente algumas empresas acham mais interessante pagar a multa e não fechar o estabelecimento, inclusive empresas que não participam da negociação e sempre reclamam da negociação entre o sindicato. A gente sabe que essas coisas existem, e o sindicato trabalha justamente para tentar reverter essa situação”, disse.

O trabalhador que quiser acionar o Sindicato dos Comerciários de Sousa, pode fazer pelo telefone (83) 3522-1457 ou pelo E-mail [email protected]

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: