VÍDEO: Comunidade no Vale do Piancó é destaque no Nordeste com produção diária de frutas, verduras e legumes
A comunidade pleiteia asfaltamento que vai da PB-400 até Cacimba Nova para facilitar o escoamento da produção, e também projeta a implantação de energia solar e estímulo tecnológico para incrementar e fomentar a rotação de culturas para maximizar a produção rural
Batata doce, pimentão, cebola, maracujá, jerimum, manga e tomate são apenas algumas das muitas culturas desenvolvidas pelas famílias de agricultores da comunidade Cacimba Nova, localizada na zona rural do no município de Conceição, Vale do Piancó, Sertão paraibano.
Nas lavouras, o trabalho é diário e envolve jovens, adultos e até idosos que trabalham a terra para que dela retirem o sustento das famílias.
Têm sido assim há mais de 30 anos, quando os agricultores decidiram permanecer em Cacimba Nova, pondo fim ao êxodo rural, porque nas suas próprias terras eles conseguem manter as famílias com a produção de frutas e verduras que são comercializadas em diversos municípios do nordeste.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o presidente da Associação Comunitária de Cacimba Nova (Ascocan), João Costa, o progresso da comunidade se deve ao trabalho e a união. “Nós temos uma diversidade muito grande de culturas produzidas aqui e já mandamos nossos produtos para outros estados. Nossa comunidade tem esse privilégio de dizer que serve a muita gente aqui da região”.
A roça de Miguel da Silva é uma belezura. Prestes a colher o jerimum, ele já plantou o tomate, em um ciclo permanente de produção. “Cacimba Nova é uma riqueza muito grande, um exemplo de trabalho e produção, é um centro que demonstra que o pessoal gosta de trabalhar”, ressalta o agricultor.
Segundo João Costa, a comunidade pleiteia o asfaltamento que vai da PB-400 até Cacimba Nova para facilitar o escoamento da produção, e também projeta a implantação de energia solar e estímulo tecnológico para incrementar e fomentar a rotação de culturas para maximizar a produção rural.
São menos de 5 quilometros de estrada vicinal que, segundo a comunidade, será asfaltada na gestão do governador João Azevêdo. A comunidade realiza diversas parcerias com o Governo do Estado através do Projeto Cooperar.
“Nosso obejetivo é de, no decorrer dos anos, nós termos o prazer de redobrar a nossa produção para atender melhor a todo o Nordeste. A produção vem das mãos dos trabalhadores, e eu tenho orgulho de dizer que aqui o povo trabalha todo dia. Para mim, isso aqui é minha vida, é uma dose de remédio que eu tenho, que eu me sinto sadio, me sinto jovem para trabalhar, sempre com apoio do governo”, diz João Costa.
José Antônio, mais conhecido como Diê, disse que a segurança hídrica foi uma das maiores conquistas para os agricultores. Já Francisco Freitas, o Chico, ressalta que o trabalho em Cacimba Nova não para. “Todos os dias tem produção, são os doze meses do ano produzindo. Você vê mês de dezembro e em plena safra. Final de ano já e a safra continua”, destacou Chico.
Sebastião, que é irmão de João Costa, residiu durante muitos anos em São Paulo. Mas, ciente que suas raízes estão fincadas em Cacimba Nova, decidiu regressar e investir na comunidade que é modelo para a Paraíba na produção agrícola sustentável.
Com tamanha produção de batata doce e hortaliças, como: tomate, cebola, pimentão, quiabo, melão, entre outras, Cacimba Nova é um exemplo para o nordeste de superação das dificuldades impostas no semiárido brasileiro.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário