VÍDEO: Chico Mendes diz que Cajazeiras será polo de armazenamento de soro antiofídico para a região
A decisão da Secretaria de Estado da Saúde foi tomada após uma mulher de 59 anos falecer no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) vítima de picada de cobra
O deputado estadual eleito Chico Mendes disse que esteve reunido com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, nesta segunda-feira (21), e ficou definido que Cajazeiras será polo de armazenamento de soro antiofídico para atender às regiões da própria Cajazeiras e de Sousa.
A decisão foi tomada após uma mulher de 59 anos falecer no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) vítima de picada de cobra.
A mulher identificada como Maria Elza Pereira de Sousa, que residia no sítio Serra do Vital, na zona rural de São José de Piranhas, foi socorrida às pressas para o HRC, mas não havia soro antiofídico disponível na unidade hospitalar.
LEIA TAMBÉM:
“O soro pode ser aplicado com bons resultados até seis horas após a picada de uma serpente, mas cada organismo humano tem uma reação diferente, e a reação de dona Maria Elza foi totalmente diferente das demais, ela veio a óbito rapidamente”, lamentou Chico Mendes.
A secretária de Saúde explicou ao deputado que desde o incêndio no Instituto Butantan, em 2010, o abastecimento de soro antiofídico reduziu e os Estados passaram a receber estoques bem menores. Por causa dessa escassez, a Secretaria de Estado da Saúde definiu apenas três polos de armazenamento na Paraíba, e Cajazeiras acabou ficando dependente de Patos. Mas essa distribuição será redefinida.
“Esse problema, para o futuro, está resolvido. Se tem tem dez doses em Patos, deixa cinco lá e manda cinco para cá. É um custo a mais para o Estado, mas não tem preço a vida humana”, comemorou o deputado.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário