header top bar

section content

VÍDEO: Para analista, mudança de voto na última hora pode explicar diferença entre pesquisa e resultado

Analista político fez uma análise das pesquisas eleitorais do primeiro turno que se tornaram alvo de críticas após os números divergirem do resultado da votação

Por Luis Fernando Mifô

11/10/2022 às 15h24 • atualizado em 11/10/2022 às 15h31

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o jornalista e analista político Josival Pereira fez uma análise das pesquisas eleitorais do 1º turno que se tornaram alvo de críticas após os números divergirem com o resultado da votação. Josival Pereira defende a realização de pesquisas eleitorais, mas ressalta que é preciso detectar três possíveis problemas.

O primeiro é se houve má fé, ou seja, se o instituto realizou a pesquisa por encomenda de algum candidato ou coligação partidária. O segundo problema a ser apurado é a metodologia utilizada pelo instituto. O terceiro é exatamente o prognóstico.

Migração de última hora

Na avaliação de Josival, um fato que pode explicar a diferença entre as pesquisas e o resultado do 1º turno na disputa para presidente é a possível migração de votos de eleitores de Ciro Gomes (PDT) para Jair Bolsonaro (PL), motivada pela ‘campanha do voto útil’ feita pelo QG de Lula (PT).

“É preciso ver qual a movimentação que aconteceu nos últimos dias, nas últimas horas, na campanha eleitoral. No Brasil tem ocorrido muito de um grande número de eleitores se decidir nas últimas 48 horas. É preciso que os institutos tenham mecanismos, talvez, de detectar essa movimentação que eles não detectam”, falou o analista.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: