VÍDEO: Paneleiro que ganha a vida consertando panelas de pressão na praça mostra curiosidades do ofício
Depois de passar por outros estados, o paneleiro fixou residência em Cajazeiras e se tornou referência no conserto de panelas de pressão
Se é verdade que panela velha é que faz comida boa, como diz o refrão da canção popular, então é melhor consertar uma panela danificada do que comprar uma nova na loja. É aí que entra seu José Irinaldo.
Depois de passar por outros estados, o paneleiro fixou residência em Cajazeiras e se tornou referência no conserto de panelas de pressão. Quem quiser deixar a panela como nova, basta procurar seu José na Praça do Pirulito, ao lado do Estádio Higino Pires.
Com seu chapéu para proteger do sol, que mais parece um sombreiro mexicano, e sua carrocinha carregada de peças e ferramentas, o paneleiro passa as manhãs na praça consertando panelas.
LEIA TAMBÉM:
A habilidade é resultado de anos de ofício. Ele conta que começou a ser paneleiro há 35 anos, em Teresina, no Piauí. Antes de vir para Cajazeiras em 2013, passou pelo Maranhão e por São Paulo.
“Eu sempre tive um dom de fazer as coisas. O que eu imaginar eu faço. Mas o que fez eu aprender isso foi a precisão”, conta seu José à reportagem do programa Olho Vivo enquanto desempena a tampa de uma panela de pressão de um restaurante.
Ele diz ainda que durante a pandemia foi um período em que ganhou dinheiro consertando panelas na praça, mesmo correndo risco à sua saúde, já que nunca se vacinou contra a Covid-19.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário