header top bar

section content

VÍDEO: “O assistencialismo não contribui para a transformação social”, diz gestor de projetos

O profissional explicou que o assistencialismo mantém a pessoa na mesma dependência do serviço prestado pela instituição

Por Luiz Adriano

17/08/2022 às 18h42

O gestor de projetos Mirhay Rodrigues, do estado de São Paulo, participou de forma online do programa Balanço Diário na TV Diário do Sertão na edição desta terça-feira (16), e falou sobre o tema: ‘Transformação social como missão de vida’.

Ele explicou a diferença do assistencialismo para a transformação social. Segundo Mirhay, promover apenas doações de alimentos por exemplo, nunca vai mudar a vida das pessoas.

“Exitem muitas pessoas que não fazem um trabalho de transformação social, fazem um trabalho de assistencialismo, porque ela não oferece a quem está sendo beneficiado uma mudança da realidade, uma transformação no contexto em que ela está vivendo”, pontuou.

Ele disse que o Terceiro Setor trabalha no foco de que “é muito melhor criar um programa que ajude ao beneficiário, que ajude ele gerar renda para si mesmo, do que criar um programa de doação de cestas básicas que vai manter ele naquele sistema de dependência”.

O profissional explicou que o assistencialismo mantém a pessoa na mesma dependência do serviço prestado pela instituição. Ele destacou que a transformação social acontece a partir do momento que é criado serviços, programas, alternativas para ensinar o beneficiário a ter uma mudança de vida.

“O assistencialismo não contribui para a transformação social”, disse Mirhay Rodrigues que complementou sua explanação: “Manter as pessoas dependentes do meu serviço, do que eu faço para beneficiar elas, não transforma, não muda, mas promover, provocar, tirar aquela pessoa do estado em que ela estar e ensinar caminhos e estratégias e mecanismos para que ela possa desenvolver novas perspectivas de vida para sua família, para o seu trabalho, para o desenvolvimento profissional, para uma qualificação profissional, com certeza isso vai contribuir bastante no desenvolvimento, na transformação social das comunidades em vulnerabilidade social”, detalhou.

Saiba mais sobre Mirhay Rodrigues acessando seu Instagram mirhayoficial.

Confira o vídeo abaixo e veja toda a entrevista, inclusive com a participação do pastor Fagner Pinheiro e sua esposa, a psicóloga Jéssica Pinheiro.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: