header top bar

section content

VÍDEO: Juiz de Itaporanga condena fake news sobre urna eletrônica: “Quem mais contesta ganhou pleitos”

Antônio Eugênio esclareceu dúvidas a respeito do processo eleitoral, cujas campanhas começaram na terça-feira (16) e o pleito será realizado no dia 2 de outubro

Por Jocivan Pinheiro

17/08/2022 às 15h46 • atualizado em 17/08/2022 às 15h47

No programa Vale News, da TV Diário do Vale, afiliada da TV Diário do Sertão na região do Vale do Piancó, o juiz eleitoral Antônio Eugênio, da comarca de Itaporanga, esclareceu dúvidas a respeito do processo eleitoral, cujas campanhas começaram nesta terça-feira (16) e o pleito será no dia 2 de outubro.

No Vale do Piancó, a Justiça Eleitoral já vem se reunindo com as forças de segurança para traçar o plano de segurança geral, a fim de proporcionar um dia de votação sem ocorrências policiais.

Ainda segundo o juiz, haverá algumas mudanças de locais de votação, que serão informadas em breve; e a possibilidade do uso obrigatóirio de máscara vai depender da situação pandêmica da Covid-19 na semana das eleições, e isso será aferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) juntamente aos órgãos de saúde.

Segurança das urnas e fake news

O juiz Antônio Eugênio condenou as fake news que são espalhadas nas redes sociais sobre supostas fraudes na urna eletrônica. O magistrado reitera que o sistema é seguro, rápido e auditável, além de ter o suporte da biometria.

“Muitas pessoas com outros interesses dinfundiram, principalmente pela internet, dados e fatos que são inverídicos porque foram devidamente apurados, e até hoje nenhum aspecto voltado a fraude foi encontrado. Inclusive, as pessoas que mais contestam a urna eletrônica são as que ganharam todos os pleitos e até hoje são mandatários com cargos eletivos em andamento”.

Voto em trâsito

Uma das novidades das eleições deste ano é o voto em trânsito. Eleitores que estiverem em cidades com 100 mil baitantes ou mais e forem de outro domicílio eleitoral, podem solicitar em cartório eleitoral, até esta quinta-feia (18), a TTE (Transferência Temporária de Eleitores) para que possam votar na cidade onde estão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: