header top bar

section content

VÍDEO: Ministro da Saúde revela que mais dois medicamentos para Covid-19 serão distribuídos pelo SUS

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde aprovou a incorporação ao SUS do primeiro medicamento para o tratamento de casos graves da doença

Por Jocivan Pinheiro

24/06/2022 às 12h33 • atualizado em 24/06/2022 às 12h37

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga prestou entrevista exclusiva para o programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, na quarta-feira (22), onde falou das ações da sua pasta no enfrentamento à Covid-19.

Queiroga revelou que mais dois medicamentos estão prestes a serem liberados e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de casos moderados da Covid-19.

“Essa medicação já tem o registro emergencial da Anvisa, já foi aprovado no âmbito da Conitec [Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS] e essa recomendação já foi ratificada pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra de Castro; o Ministério da Saúde tem 180 dias para implementar essa política e distribuir esses medicamentos para os casos onde eles estiverem indicados”, disse o ministro.

Em abril, o Ministério da Saúde aprovou a incorporação do primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 no SUS. Baricitinibe é disponibilizado para tratamento de casos graves, como pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal.

Estudos analisados pela Conitec apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes.

“Todos os medicamentos que são considerados para o tratamento de qualquer doença, não só da Covid, e que eles ainda não integram as políticas do SUS, têm que ser avaliados pela Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologia do SUS”, ressaltou Marcelo Queiroga.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: