header top bar

section content

VÍDEO: Para especialista, a tecnologia permite crianças se desenvolverem mais rápido mentalmente

Na visão do professor, a tecnologia não irá limitar a presença das crianças na sala de aula, pelo contrário, a tendência é auxiliar e aprimorar a vivencia dessas crianças

Por Caliel Conradho

01/02/2022 às 11h38

O Professor Edmar Gurjão da UFCG falou no Diário News sobre a importância da tecnologia na educação das crianças.

Para o professor e engenheiro, as crianças são naturalmente conectadas e a tendência é que num futuro próximo elas estejam cada mais vez conectadas com a tecnologia.

“É importante que essas ferramentas estejam no dia-a-dia das crianças, se impedirmos essa conexão, nós iremos atrapalhar a formação dessas crianças, pois a tecnologia precisa ser uma aliada”, destacou Edmar.

Na visão do professor, a tecnologia não irá limitar a presença das crianças na sala de aula, pelo contrário, a tendência é auxiliar e aprimorar a vivência dessas crianças.

“Talvez o livro físico não faça mais sentido para seu filho, talvez um controle remoto não faça mais sentido, porque as crianças de hoje já querem interagir com as novas tecnologias. Não tenho dúvida que a forma de estar na sala de aula e estudar em casa vão mudar bastante”, destacou o engenheiro.

Edmar Gurjão enfatiza que a tecnologia não pode ser vista como adversária, porém os pais não podem deixar as crianças desassistidas, precisam controlar o tipo de conteúdo que elas estão acessando.

O engenheiro da UFCG aponta que está surgindo uma nova linguagem, a chamada linguagem de programação que permite um programador criar programas a partir de um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos.

VEJA MAIS

VÍDEO: Engenheiro da UFCG diz que o Brasil não tem como criar novas hidroelétricas

“Crianças gostam de competição, é importante estimulá-las a usarem programas que incentivem positivamente na formação mental e psicologias delas”, acrescentou Edmar.

Na entrevista, ele cita algumas ideias de como os pais podem estimular as crianças com programas, atividades e jogos interativos que estimulem a concentração e o raciocínio lógico, conduzindo ao desenvolvimento da capacidade de aprendizado das crianças.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: