header top bar

section content

VÍDEO: Intelectuais e religiosos prestigiam lançamento de biografia reveladora sobre Dom Zacarias

O livro resgata a origem familiar, a formação religiosa e registra fatos marcantes da tragetória de um dos principais bispos da história da Diocese de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

10/01/2022 às 20h04 • atualizado em 10/01/2022 às 20h07

Foi lançado oficialmente em Cajazeiras, o livro biográfico “Dom Zacarias Rolim de Moura – Fé, Espiritualidade, Educação e Cultura”, do escritor Helder Ferreira de Moura. O evento de lançamento ocorreu no histórico Cajazeiras Tênis Clube, com presenças de escritores, jornalistas, educadores, religiosos e intelectuais. A obra tem selo da Arribaçã Editora e conta com a supervisão editorial do professor Francelino Soares.

O livro resgata a origem familiar, a formação religiosa e registra fatos marcantes da tragetória de Dom Zacarias Rolim de Moura, um dos principais bispos da história da Diocese de Cajazeiras.

Durante o bispado de Dom Zacarias, a Diocese esteve presente em momentos que seriam cruciais para o desenvolvimento da cidade e da região, assim como outros que se tornaram um fascínio histórico, a exemplo do famoso caso da bomba que explodiu no Cine Apolo XI, na cadeira onde o bispo deveria estar sentado numa sessão de cinema. É também atribuída a Dom Zacarias a gênese de uma cidade voltada para o ensino superior.


VEJA TAMBÉM

Aluna de escola de Cajazeiras leu mais de 200 livros durante a pandemia e dá show na literatura

O autor Hélder Moura discursa no lançamento do livro

Helder Moura, que é imortal da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), ressalta a felicidade em resgatar a figura emblemática de Dom Zacarias em livro.

“Tenho muita alegria e orgulho deste projeto, mas, consciente da responsabilidade que me esmaga os ombros, vez por outra me deparei com melindres, vaidades e inverdades. Não tenho a menor pretensão de provocar polêmica, ser laudatório e muito menos apoderar-me da verdade absoluta. Procurei todas as fontes possíveis de pesquisa. Não são fartas. A cultura memorialista no Brasil nunca recebeu tratamento VIP”.

Entre os muitos feitos de Dom Zacarias, estão a conclusão do Seminário Nossa Senhora da Assunção, da Catedral Nossa Senhora da Piedade, a construção da Vila do Bispo e a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC).


Galeria

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: