header top bar

section content

VÍDEO: Fórum de Governadores garante agilidade na distribuição de vacinas para crianças de 5 a 11 anos

"Estamos prontos para trabalhar a distribuição das vacinas imediatamente após a chegada em cada estado", destacou o presidente do Fórum

Por Luiz Adriano

06/01/2022 às 18h59 • atualizado em 06/01/2022 às 19h06

O presidente do Fórum dos Governadores do Nordeste, Wellington Dias, ele que é governador do estado do Piauí, falou sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, e disse que os estados estão preparados para receber os imunizantes e realizar a vacinação.

Ele destacou que os estados tem uma estrutura formada e que os municípios receberão as doses com agilidade, o que será possível começar as aplicações em 48 horas após a chegada dos imunizantes nas federações.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Saiba como vai ocorrer a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19

As primeiras remessas de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegarão nos estados brasileiros ainda em janeiro. (Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil).

“Estamos prontos para trabalhar a distribuição das vacinas imediatamente após a chegada em cada estado”, destacou o gestor.

Ele enfatizou que proteger crianças é uma prioridade do Brasil e lembrou que essa vacinação em crianças de 5 a 11 anos vai ajudar na imunização do país. O governador ressaltou que vai continuar persistindo na aprovação para imunização de crianças com menos de 5 anos: “Vamos insistir na cobrança para aprovação nas faixas abaixo de 5 anos”, pontuou.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), mas a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos não será obrigatória.

A previsão da Pasta é que esse público, estimado em cerca de 20 milhões de crianças, comece a ser imunizado a partir de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro titular da Pasta, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (5), em Brasília.

Cronograma

Para atender essa demanda, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, já encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano. Até o fim de janeiro, a estimativa é que 3,7 milhões de doses cheguem ao país. Já estão previstos três voos com 1,248 milhão de vacinas cada. O primeiro desembarcará no Brasil em 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27. As doses serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: